No mundo automotivo, a desvalorização é um fator crítico que afeta tanto consumidores quanto fabricantes.
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Enquanto a maioria dos veículos perde valor com o passar do tempo, alguns modelos se destacam por manter uma desabono mínima, tornando-se escolhas inteligentes para compradores que buscam qualidade e retorno de investimento a longo prazo.
Estes carros, frequentemente, combinam duração, demanda permanente e custos de manutenção razoáveis, elementos que contribuem para sua valorização sustentada no mercado.
Diante disso, veja aquém os automóveis que menos desvalorizaram nos últimos anos.
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7 carros que menos desvalorizaram nos últimos anos
1. Chevrolet Onix (Hatch Compacto −6,2%)
O Chevrolet Onix se destacou no segmento de hatch compacto com uma desvalorização de unicamente 6,2%.
Leste protótipo é sabido por sua confiabilidade e custo-benefício, o que contribui para a sua valorização no mercado de usados.
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2. Fiat Pulse (SUV Ingressão −8,3%)
O Fiat Pulse, um SUV de ingressão, apresentou uma desvalorização de 8,3%. Com um design moderno e características de segurança atualizadas, o Pulse tem se mostrado uma opção sedutor para quem procura um SUV atingível.
3. Fiat Strada (Picape Pequena −10,5%)
O Fiat Strada continua a ser uma escolha popular entre as picapes pequenas, com uma desvalorização de 10,5%.
Sua versatilidade e eficiência no consumo de combustível são fatores que ajudam a manter seu valor de revenda.
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4. Honda HR-V (SUV Compacto −2,8%)
O Honda HR-V lidera o segmento de SUV compacto com a menor desvalorização de unicamente 2,8%. Leste veículo é elogiado por seu espaço interno, conforto e desempenho econômico.
5. Porsche Cayenne (SUV Grande −3,5%)
O Porsche Cayenne é um exemplo de luxo e desempenho no segmento de SUV grande, com uma desvalorização de 3,5%.
Sua engenharia avançada e prestígio da marca são aspectos que contribuem para a sua óptimo valorização.
6. Renault Kwid (Hatch Ingressão −11,6%)
O Renault Kwid, no segmento de hatch de ingressão, teve uma desvalorização de 11,6%. Leste sege é considerado por ser econômico e ideal para o envolvente urbano, o que ajuda a preservar seu valor no mercado.
7. Toyota Hilux (Picape Média −9,2%)
Por término, a picape média mais vendida do Brasil, Toyota Hilux, é reconhecida por sua robustez e confiabilidade, resultando em uma desvalorização de 9,2% no segmento de picape média. Sua capacidade off-road e duração são altamente valorizadas pelos consumidores.
Por que permanecer circunspecto à desvalorização?
A desvalorização de um veículo é um processo gradual que indica uma vez que o valor do sege diminui ao longo do tempo, afetando sua comercialização no mercado de seminovos.
Apesar de ser um parâmetro importante, não deve ser o único critério para a compra ou venda de um sege, pois é unicamente uma das várias informações relevantes sobre o veículo, uma vez que consumo de combustível, dispêndio de seguro, etc.
Na verdade, instaurar se um sege será desvalorizado ou não no horizonte é um duelo devido a uma série de fatores, uma vez que a validação do público e a disponibilidade de peças.
Outros aspectos que afetam esse processo incluem a quantidade de vendas diretas a locadoras e a possibilidade de o sege trespassar de risco ou passar por reestilizações.
Carros vendidos em tamanho para locadoras podem aumentar a oferta no mercado de usados, potencialmente reduzindo seu valor.
Por término, modelos com risco de suspensão ou mudanças significativas tendem a pejorar mais rapidamente, uma vez que foi o caso do Volkswagen Gol em 2022, que teve a maior desvalorização entre os carros mais vendidos posteriormente o término de sua produção.
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