Nos últimos trinta meses o programa de sócio-torcedor do Palmeiras se multiplicou por quase cinco, tornando-se o maior do país, com mais de 180 milénio membros.
Sim, a trajetória vitoriosa do clube na última dez explica grande secção dessa subida.
Mas não é só isso. Desde o início deste ano, Avanti foi turbinado por meio de um braço financeiro, o Palmeiras Pay.
Lançado em janeiro de 2023, possui 630 milhões de usuários digitais.
É um incremento formidável considerando a recente saturação do mercado brasílio de fintechs, depois ter superado a marca de um bilhão de contas na última dez.
Sozinho, que é o Palmeiras Pay, foi o responsável por associar 84 milénio sócios ao Avanti, segundo o diretor de marketing do Palmeiras, Everaldo Coelho.
“Vemos um público-alvo de muro de três milhões de pessoas”, disse ele à Lucidez Financeira.
O função de Coelho, aliás, diz um tanto sobre os objetivos do clube para o negócio.
Naturalmente, você tem um projeto com potencial para servir uma vez que natividade de receitas financeiras, potencializando a venda de produtos da loja do clube e de serviços financeiros.
Não é só isso, todavia. O Palmeiras Pay funciona com secção de uma poderosa campanha de marketing, desenvolvida para engajar os palmeirenses.
Dessa forma, uma base de usuários é natividade para ações promocionais, uma vez que o coral torcedores para testemunhar a jogos do Palmeiras fora do país, participar de jantares com ídolos do clube ou sortear prêmios.
Sim, evidente, turbinar a base de sócios e as vendas de ingresso.
“Nós precisávamos ter um tanto que os outros bancos digitais não têm”, disse Coelho, um veterano do setor bancário. “Buscamos produzir um vínculo emocional”.
Palmeiras Pay: emoção para a torcida e quantia para o clube
Lançado em janeiro de 2023, o Palmeiras Pay é uma parceria do Palmeiras com a Pefisa, braço financeiro das Lojas Americanas, bandeira de cartões Gavinha da Allianz Seguros.
Neste padrão, a fintech paga um imposto para poder vender produtos com a marca do parceiro, no caso, do clube paulista.
Mas a gestão financeira do negócio é toda feita na instituição financeira. A Pefisa, aliás, tem acordos semelhantes com outras empresas privadas.
No ano pretérito o negócio rendeu R$ 13 milhões em receitas para o clube.
A expectativa é de que esse número cresça neste ano, à medida que detalhes em vender outros produtos financeiros, uma vez que seguros e consórcios, também paguem para usar a marca alviverde.
A ponte com o programa de sócio-torcedor de conta na brecha de conta, com os novos usuários recebendo seis meses de gratuidade uma vez que membro do Avanti.
“É o modo de avaliação”, explicou Coelho. Agora, são muro de 328 milénio clientes nesta quesito.
Se o cliente remunerar uma mensalidade do programa depois esse período, é contabilizado uma vez que sócio-torcedor.
A expectativa do clube é de que o Palmeiras Pay atinja uma base de três milhões de clientes nos próximos anos.
O difícil estabilidade entre engajamento e lucratividade
Com as facilidades criadas pela tecnologia e a regulação bancária mais maleável, vários clubes brasileiros veem nas contas digitais uma oportunidade para engajar torques e fazer receitas extras.
Ao mesmo tempo, porém, a iniciativa não exclui nenhum risco de entrar na seara financeira, que pode ser mais uma natividade de problemas do que de lucros.
Segundo o profissional em gestão e finanças do esporte César Grafietti.
Em fevereiro, no Flamengo, o Banco de Brasília (BRB) anunciou uma reformulação na País Fla, banco do dedo fruto da parceria entre os dois.
Assim, o contrato original, de 2020, foi dividido em três: um para a parceria em si, outro para licenciamento e o último para o patrocínio do banco ao clube.
“No caso do Palmeiras Pay vimos uma estratégia baste organizada e focada mais no uso que na conversa de conta”, disse Grafietti.
“Isso mostra maturidade no relacionamento e compreensão da melhor forma de encomiar esse relacionamento”, acrescentou.
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa
Nesse sentido, um dos cuidados do Palmeiras foi o de ter uma política zelosa para licença de crédito.
Assim, a política de empréstimos é definida por uma percentagem formada por representantes do clube Pefisa.
Objetivamente, os valores de préjtos são definidos com base no histórico dos usuários.
Atualmente, muro de 90% da base de bancos digitais tem limite de cartão de crédito de até R$ 2,5 milhões, diz Coelho.
Outra preocupação foi evitar conflitos de interesses. Além da presidente do clube, Leila Pereira é sócia do marido, José Roberto Lamacchia, e o Banco Crefisa conta com a FAM (Faculdade das Américas), ambos patrocinadores do clube. O procuração dela no clube termina em dezembro próximo.
Por isso, o Palmeiras prefere buscar um parceiro no mercado, explicou Coelho.