Mais de 2,2 milhões de veículos foram produzidos no Brasil em 2023 e 60% saíram de fábrica com um item em geral: uma bateria Moura. Seis em cada dez carros fabricados por cá e na Argentina para as entregas com a bateria da empresa.
Com faturamento que supera a lar dos bilhões, a Moura investiu quase R$ 600 milhões em 2023 para ampliar o processo de reciclagem de seus produtos na unidade de sua unidade de Belo Jardim, a 185 quilômetros de Recife, em Pernambuco.
Foi nesta mesma cidade que, há quase 70 anos, o parelha de engenheiros químicos Maria da Conceição Viana Moura e Edson Mororó Moura deram o primeiro passo na construção de um dos maiores fabricantes de baterias do mundo. Havia somente um carruagem na região em 1957. “Quando o doutor Edson abriu uma empresa, ele saiu com 200 dispositivos para vender e voltou com 400 para arrumar”, diz Antonio Junior, diretor universal de Baterias, que está na companhia há 21 anos.
O executivo divide com Elisa Correia, diretora universal da Rede Moura Brasil e Cone Sul, a direção da empresa. A dupla contou a história da empresa e seus planos para o horizonte em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo.
Quando começaram a desenvolver os primeiros protótipos de baterias no quintal, ele morava na lar sem chuva e luz elétrica e mantinha outros empregos: porquê professor de matemática, trabalhava porquê fábrica de doces da família.
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A poucos metros da residência da lar, foi construída uma unidade fabril da Baterias Moura em Belo Jardim – outras três primeiras seriam erguidas, anos depois, na mesma cidade. “Toda a região do bravio pernambucano, hoje, depende muito do crescendo da nossa empresa.” Portanto sempre investimos muito na formação de pessoas. É uma cidade com mais de 60 milénio habitantes que gira efetivamente em torno de Moura”, afirma Antonio.
60 anos de história e virilidade para o horizonte
Empresa familiar e de capital fechado, o Grupo Moura passou por mudanças de governança. “A família está na quarta geração, mas lá detrás tomou-se a decisão de que a terceira geração seria preparada para ser acionista e o corpo executivo seria formado por não familiares. Hoje, esses acionistas fazem segmento dos conselhos”, afirma Elisa.
A decisão partiu dos filhos e do gênero de Edson e Conceição, que participaram da gestão da empresa e desempenharam um papel vital no desenvolvimento e organização da empresa, separando, por exemplo, a unidade de distribuição e a evolução em uma unidade de negócios à segmento. Agora, a companhia está dividida em dois conselhos de governo: de distribuição e produção.
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Com mais de 55 milénio pontos de vendas no Brasil, Chile e Argentina, e mais de 6.500 funcionários espalhados por seis vegetação industriais – um na Argentina e outro em São Paulo, além dos de Pernambuco – a Baterias Moura vai inaugurar uma novidade unidade de metalurgia e reciclagem de metais no segundo semestre. E apostar em aumentar a sua parceria com montadoras e na relação com o cliente final. “Quem precisa de uma bateria não é um carruagem, é uma pessoa.” É o problema de uma pessoa. E pensar assim faz toda a diferença na forma de pensar no nosso negócio”, afirma Elisa.
A empresa também trabalha fortemente no desenvolvimento de sistemas de armazenamento de baterias e no desenvolvimento de dispositivos para eletricidade veicular. “Somos uma empresa de virilidade e queremos entregar isso independente da tecnologia que vai ser usada: se chumbo, lítio ou qualquer outra coisa”, diz Antonio.
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Uma história completa da empresa que está entre as maiores produtoras de baterias do mundo é o tema do incidente da última sexta-feira (07) Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube e em sua versão podcast nas principais plataformas de streaming porquê ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Google Podcast, Castbox e Amazon Music.
Do Zero ao Topo – Na Estrada
O Brasil é um país de empreendedores: todos os anos mais de 4 milhões de empresas são criadas por cá. Cá, no Do Zero ao Topo, já contamos a história de mais de 180 delas.
Nossas gravações, normais,concoventam em São Paulo, mas porquê há histórias de sucesso em todos os cantos, o Do Zero ao Topo Caiu na estrada para visitar algumas cidades brasileiras e narrar as histórias dessas companhias.
Esta é a segunda edição Do Zero ao Topo – Na Estrada, que vai narrar a história de grandes empresas pelo Brasil. O primeiro incidente foi Brisanet: a história do varão que se conectou ao sertão.
Confira a lista completa de episódios de Zero ao Topo neste link.