Em 2023, 112,6 milhões de brasileiros viajaram de avião. O número representa uma subida de 15,3% em relação ao ano anterior, que é o melhor resultado anual desde 2020, quando começou a pandemia da Covid-19.
Essa também foi a primeira vez que os resultados do setor alheado ultrapassaram a marca de 100 milhões de passageiros anuais desde a pandemia. Esses dados fazem segmento do relatório de demanda e oferta da Escritório Pátrio de Aviação Social (ANAC) divulgado nesta segunda-feira (22) pelo Ministério de Portos e Aeroportos em conjunto com o Ministério do Turismo.
No totalidade, 91,4 milhões de passageiros viajaram em voos domésticos, face aos 82,2 milhões registados em 2022, e 21,2 milhões em voos internacionais, face aos 15,4 milhões em 2022. de 8%, para 789,3 milénio, e de de 29,8% nos internacionais, para 112 milénio voos. No totalidade, o aumento médio dos voos chegou a 10,5%.
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O levantamento mostra ainda que os transportes públicos totalizaram R$ 187 milhões e foram esportivos para aviação regional. Seu investimento privado atingiu R$ 1,2 bilhão. Para 2024, a previsão é de que os recursos mais do que dobrem, cobrem R$ 480 milhões do setor público e R$ 2,6 bilhões no privado, conforme o levantamento.
Sol e Praia
Pesquisa do Ministério do Turismo sinaliza que um em cada três brasileiros deve viajar neste verão. As praias nacionais estão entre os destinos mais procurados por 51% dos brasileiros, aponta o estudo que também indica as tendências para 2024.
Em universal, as regiões Nordeste (42%) e Sudeste (41%) estão entre os destinos mais procurados para as férias de verão pelos brasileiros. São Paulo é o estado mais visitado, com 19%, seguido pelo Rio de Janeiro (12%) e Bahia (12%).
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Para 66% dos entrevistados, a viagem durará pelo menos 10 dias bilhete médio os gastos com a viagem serão de R$ 1.877. Murado de 45% vão de carruagem, 29% de ônibus e 23% de avião. A maioria (47%) vai se hospedar em casas de amigos ou parentes, 29% em hotéis, 16% em pousadas e 3% em Airbnb.
Quase 20% dos entrevistados usaram as passagens nos meses de novembro e dezembro e quase metade usaram a internet para isso. Mas 35% ainda recorreram aos pontos físicos de venda. Para 47% dos entrevistados, as redes sociais são a principal manadeira de informação sobre um fado turístico, seguidas por dicas de amigos e familiares (45%).
Para 2024, 43% das pessoas ouvidas pela pesquisa indicaram que pretendem fazer alguma viagem a lazer neste ano e para 92% dos turistas o fado será no Brasil. Para 47% a preferência é o Nordeste e 38% o Sudeste. Murado de 55% pretendem viajar com a família.
“O resultado de 2023 foi bem-sucedido para o turismo e 2024 exigirá muita garra para colocar o país no patamar que ele merece”, disse Celso Sabino, ministro do Turismo.
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