Início » a história da empresa com mais de 60 anos e enxurrada de virilidade

a história da empresa com mais de 60 anos e enxurrada de virilidade

por João P. Silva
a história da empresa com mais de 60 anos e cheia de energia




Mais de 2,2 milhões de veículos foram produzidos no Brasil em 2023 e 60% saíram de fábrica com um item em geral: uma bateria Moura. Seis em cada dez carros fabricados por cá e na Argentina para as entregas com a bateria da empresa.

Com faturamento que supera a lar dos bilhões, a Moura investiu quase R$ 600 milhões em 2023 para ampliar o processo de reciclagem de seus produtos na unidade de sua unidade de Belo Jardim, a 185 quilômetros de Recife, em Pernambuco.
Foi nesta mesma cidade que, há quase 70 anos, o parelha de engenheiros químicos Maria da Conceição Viana Moura e Edson Mororó Moura deram o primeiro passo na construção de um dos maiores fabricantes de baterias do mundo. Havia somente um carruagem na região em 1957. “Quando o doutor Edson abriu uma empresa, ele saiu com 200 dispositivos para vender e voltou com 400 para arrumar”, diz Antonio Junior, diretor universal de Baterias, que está na companhia há 21 anos.
O executivo divide com Elisa Correia, diretora universal da Rede Moura Brasil e Cone Sul, a direção da empresa. A dupla contou a história da empresa e seus planos para o horizonte em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo.

O parelha de fundadores das Baterias Moura: Maria da Conceição Viana Moura e Edson Mororó Moura (ao meio da imagem) no evento de inauguração (Foto: Baterias Moura/Divulgação)

Quando começaram a desenvolver os primeiros protótipos de baterias no quintal, ele morava na lar sem chuva e luz elétrica e mantinha outros empregos: porquê professor de matemática, trabalhava porquê fábrica de doces da família.

Continua depois da publicidade

A poucos metros da residência da lar, foi construída uma unidade fabril da Baterias Moura em Belo Jardim – outras três primeiras seriam erguidas, anos depois, na mesma cidade. “Toda a região do bravio pernambucano, hoje, depende muito do crescendo da nossa empresa.” Portanto sempre investimos muito na formação de pessoas. É uma cidade com mais de 60 milénio habitantes que gira efetivamente em torno de Moura”, afirma Antonio.

60 anos de história e virilidade para o horizonte

Empresa familiar e de capital fechado, o Grupo Moura passou por mudanças de governança. “A família está na quarta geração, mas lá detrás tomou-se a decisão de que a terceira geração seria preparada para ser acionista e o corpo executivo seria formado por não familiares. Hoje, esses acionistas fazem segmento dos conselhos”, afirma Elisa.

A decisão partiu dos filhos e do gênero de Edson e Conceição, que participaram da gestão da empresa e desempenharam um papel vital no desenvolvimento e organização da empresa, separando, por exemplo, a unidade de distribuição e a evolução em uma unidade de negócios à segmento. Agora, a companhia está dividida em dois conselhos de governo: de distribuição e produção.

Continua depois da publicidade

Com mais de 55 milénio pontos de vendas no Brasil, Chile e Argentina, e mais de 6.500 funcionários espalhados por seis vegetação industriais – um na Argentina e outro em São Paulo, além dos de Pernambuco – a Baterias Moura vai inaugurar uma novidade unidade de metalurgia e reciclagem de metais no segundo semestre. E apostar em aumentar a sua parceria com montadoras e na relação com o cliente final. “Quem precisa de uma bateria não é um carruagem, é uma pessoa.” É o problema de uma pessoa. E pensar assim faz toda a diferença na forma de pensar no nosso negócio”, afirma Elisa.

A empresa também trabalha fortemente no desenvolvimento de sistemas de armazenamento de baterias e no desenvolvimento de dispositivos para eletricidade veicular. “Somos uma empresa de virilidade e queremos entregar isso independente da tecnologia que vai ser usada: se chumbo, lítio ou qualquer outra coisa”, diz Antonio.

Seja um dos primeiros a prometer ingressos para a NFL no Brasil com a XP. Pré-venda exclusiva com Cartão XP, aprovada em 24h!

Continua depois da publicidade

Uma história completa da empresa que está entre as maiores produtoras de baterias do mundo é o tema do incidente da última sexta-feira (07) Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube e em sua versão podcast nas principais plataformas de streaming porquê ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Google Podcast, Castbox e Amazon Music.

Do Zero ao Topo – Na Estrada

O Brasil é um país de empreendedores: todos os anos mais de 4 milhões de empresas são criadas por cá. Cá, no Do Zero ao Topo, já contamos a história de mais de 180 delas.

Nossas gravações, normais,concoventam em São Paulo, mas porquê há histórias de sucesso em todos os cantos, o Do Zero ao Topo Caiu na estrada para visitar algumas cidades brasileiras e narrar as histórias dessas companhias.
Esta é a segunda edição Do Zero ao Topo – Na Estrada, que vai narrar a história de grandes empresas pelo Brasil. O primeiro incidente foi Brisanet: a história do varão que se conectou ao sertão.
Confira a lista completa de episódios de Zero ao Topo neste link.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies