Início » A porta é ensejo para escoar chuva do núcleo de Porto Contente

A porta é ensejo para escoar chuva do núcleo de Porto Contente

por João P. Silva
A porta é aberta para escoar água do centro de Porto Alegre




O Departamento Municipal de Chuva e Esgotos de Porto Contente (Demae) abriu na tarde desta sexta-feira (17) na porta número 3, entre a Avenida Mauá e a rua Padre Tomé. Uma operação durou tapume de uma hora. O objetivo da ação é escoar a chuva do núcleo histórico da cidade, sítio de concentração de negócio, bancos, museus e centros culturais, para retornar ao entorno procedente de Guaíba.

A medida foi tomada em seguida estudo técnica que aponta redução de 40 centímetros de volume de chuva naquele quilo. Pela manhã, o Lago Guaíba estava na quota de 4,69 metros, pouco aquém da quota de inundação de 3 metros. O nível recorde do lago foi registrado em 6 de maio, quando bateu a marca histórica de 5,33 metros.

Em nota, o diretor-geral do Demae, Maurício Loss, explicou que a lhaneza da chuva facilitará o entrada às casas de bombas 17 e 18, no núcleo da cidade, para a retomada do funcionamento.

Continua depois da publicidade

“Com a descida do nível do Guaíba, identificamos uma diferença de 40 cm entre as águas da Avenida Mauá e do Cais, portanto conseguimos abri-lo e carregar mais chuva”, explicou.

Os comportamentos foram fechados em 2 de maio para sustar o progresso das águas do Lago Guaíba que já inundaram a capital gaúcha. A medida foi tomada devido a falhas no sistema de contenção e de bombardeio pluvial, já que as águas avondaram rumo ao núcleo da cidade. Essa foi a maior enchente da história da capital.

A operação de lhaneza do portão narrativa com um tobocador de navios, esteio da Guarda Social Metropolitana de São Paulo e equipes do departamento municipal que administra o tratamento de chuva e esgotos na capital. O órgão informa que segue monitorando a lhaneza de outros comportamentos do Guaíba.

Continua depois da publicidade

Impeza

Nos pontos onde a chuva bacou e estão secas, a Prefeitura de Porto Contente coletou 545 toneladas de resíduos diversos, entulhos e lodo, de segunda-feira (13) até esta sexta-feira. Somando-se às 365 toneladas na semana anterior, são 910 toneladas coletadas. As operações de limpeza seguirão com maior intensidade em seguida as águas do Guaíba baixarem no núcleo da cidade, segundo a prefeitura.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies