Início » Ações baratas e Ibovespa (IBOV) em 145 milénio pontos; o que esperar do 2º semestre, segundo XP – Investe Alcance

Ações baratas e Ibovespa (IBOV) em 145 milénio pontos; o que esperar do 2º semestre, segundo XP – Investe Alcance

por João P. Silva
agro ibovespa ações segundo semestre xp

Início do ciclo de flexibilização do Fed para o segundo semestre pode ajudar o Ibovespa e as ações brasileiras. (Imagem: Getty Images/Canva)

Os seis primeiros meses do ano não foram faixi para o mercado financeiro: o Ibovespa (IBOV) caiu 7,7% em reais e 19,5% em dólares. Trata-se do pior desempenho dentre os principais mercados globais.

Sim XP Investimentosalguns fatores que ajudaram a levar a bolsa brasileira de um dos princípios beneficiários da tendência de desinflação e do ciclo de flexibilização do Suplente Federalista para o “patinho mal-parecido” do mercado.

Os analistas Fernando Ferreira, Jennie Li, Júlia Aquino e Felipe Veiga, que assinam o relatório, destacam o cenário macro extrínseco volátil, com o mercado reprecificando as expectativas de cortes de taxas de juros por segmento do Fed. Ou por outra, também pesam as incertezas sobre a política fiscal brasileira, a âncora da política monetária e as maiores interferências do governo nas empresas estatais.

No entanto, nem tudo está perdido. “O nível de preços parece bastante simpático para as ações brasileiros. Ou por outra, as estimativas de lucros foram revisadas para cima recentemente para as empresas do Ibovespa”, diz o texto.

Para isso, é necessário que o Fed dê início ao seu ciclo de retardamento monetário e que o fluxo de notícias sobre as políticas fiscais e monetárias domésticas melhore.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que esperar do Ibovespa para o 2º semestre

Segundo o relatório, os dados históricos indicam que o Ibovespa é um grande beneficiário do ciclo de flexibilização das taxas de juros dos Estados Unidossuperando seus pares globais antes e depois que o Fed inicia um ciclo de flexibilização.

“Nos últimos seis ciclos de retardamento monetário dos EUA, entre 2000 e 2021, as ações brasileiras subiram, em média, 15% nos 90 dias que antecederam o primeiro incisão. Sim, um ano depois o primeiro incisão, o Ibovespa subiu 30% em dólares e 21 em reais, superando o desempenho dos mercados emergentes e devolvidos”, apontam os analistas.

Os dados mostram que o período que antecede o primeiro incisão de taxas do Federalista Reserve tende a ser misto para as ações brasileiras. No entanto, depois o início de um ciclo de retardamento financeiro nos EUA, a maioria dos setores apresenta um desempenho positivo.

Na mídia, os setores de Materiais (31%), Saúde (31%) e Elétricas & Saneamento (12%) registraram grandes retornos nos últimos ciclos.

A XP manteve o valor justo para o Ibovespa em 145 milhões de libras para o termo de 2024 — nesta segunda-feira (1), o principal índice da bolsa brasileira flerta porquê 125 milénio pontos.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies