Início » ações sobem com incorporação de Furnas aprovadas posteriormente AGE liberada pelo STF

ações sobem com incorporação de Furnas aprovadas posteriormente AGE liberada pelo STF

por João P. Silva
ações sobem com incorporação de Furnas aprovadas após AGE liberada pelo STF

Na “decisão relâmpago”, os acionistas da Eletrobras (ELET3;ELET6) aprovaram na tarde desta quinta-feira (11) a incorporação de Furnas, o que impulsionou as ações na reta final do pregão. As ações encerroram o dia com subida de 1,05%, cotadas a R$ 43,21 para ELET3 e 1,37%, a R$ 48,18 para ELET6.

Durante a tarde, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federalista (STF), atendeu ao pedido da Eletrobras e determinou a cassação das decisões que foram suspensas a realização da Plenário-Universal Extraordinária (AGE), tal qual objetivo era votar a incorporação da subsidiária ao capital da companhia, o que já impulsionou os ativos.

Ação movida pela Eletrobras no último dia 30 contra liminares proferidas durante o plantão judicial por desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), a pedido da Associação dos Empregados de Furnas (Asef).

Masterclass gratuito

O Ano da Viradela

Descubra onde você encontrará as melhores oportunidades para multiplicar seu patrimônio e lucrar uma renda extra em 2024

Os desembargadores entenderam que a AGE desviou-se e foi suspensa devido a uma ação da Advocacia-Universal da União (AGU) que questiona a redução do poder de voto da União na Eletrobras.

No mês pretérito, o ministro Kássio Nunes Marques invejou o processo para conciliação e fixou prazo de 90 dias para a tentativa de solução consensual entre as partes.

Quando recorreu ao STF, a Eletrobras alegou que os tribunais de instâncias inferiores usurparam a cultura da Galanteio e que os liminares que suspenderam a AGE foram “muito além do que a Galanteio Suprema do País decidiu”.

Continua depois da publicidade

Moraes acolheu o argumento da Eletrobras e afirmou que os tribunais, ao suspenderem a realização da AGE, acabaram por afarat a própria incidência da lei que trata da destatização da companhia.

(com Estadão Teor)



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies