A Américas (AMER3), em recuperação judicialdecido integrar os sites e os aplicativos do Hora da loja sim Submarino à marca principal da companhia. A iniciativa faz secção da novidade estratégia do dedo da empresa, que visa realizar compras virtuais no envolvente de lojas oficiais de grandes marcas.
Segundo a empresa, a decisão contempla o alinhamento com uma novidade estratégia de negócios, que foca em uma operação mais jeitoso, rentável e eficiente. “A companhia restalga que a integração acelera seu projecto de transformação e foco, oferecendo novas possibilidades para clientes, parceiros, fornecedores, acionistas e investidores”, diz o varejista em nota.
A marca Americanas, sob a qual o Shoptime e o Submarino serão integrados, transportam maior tráfico, volume de clientes, lojas e lojas virtuais. A empresa impede substancialmente seu negócio eletrônico depois a novidade gestão da companhia adotar uma postura voltada para a lucratividade. A visão, daqui para frente, é que a operação do dedo deverá permanecer em tapume de 20% das vendas da companhia, ainda queimando um pouco de caixa nos próximos anos. No pretérito, o bracho virtual cheugo representou até mais de 50% do negócio.
Na novidade estratégia, segundo pessoas que participam da redesenho do negócio, o esperado é que as mercadorias de tremos representem 95%, ou mais, das vendas digitais, com foco em lojas oficiais de grandes marcas que são supponadoras chave da rejista. As grandes lojitas, porquê Samsung e Nestlé, devem ser tapume de três quartos ou mais do virtual shopping da Americanas.
No último balanço divulgado, que soma os dados dos primeiros 9 meses de 2023, as vendas digitais foram tapume de 29% do totalidade da varrejista, com R$ 4,8 bilhões de volume bruto de mercadorias (GMV, na {sigla} em inglês). Trata-se de uma grande mudança em relação ao período anterior à crise na empresa. Comparado ao mesmo período de 2022, o resultado representa queda de 77% no volume.
O encolhimento da operação do dedo é uma viradela de chave relevante para o negócio. Assim porquê na maior secção das varejestas pelo mundo, a iniciativa era uma das maiores apostas do grupo, que tem porquê acionistas de referência dos bilionários Jorge Paulo Lehmann, Marcelo Telles sim Carlos Alberto Sicupira.
Em 2006, uma fusão entre a Americanas.com e o Submarino crioulo para a B2W, que foi listada separadamente das Lojas Americanas na B3 até julho de 2021. Com dificuldade de se tornar rentável e com a pressão do mercado para que a empresa se integrasse à operação física do dedo, a B2W já foi incorporada à Americanas S/A.
Reformulação
Segundo dados de mercado que mesclam diferentes fontes de pesquisa, a Americanas passou de uma fatia de 18% do mercado de marketplace (padrão em que a companhia cede seu espaço virtual para a venda de lojistas tremos), para 2%, no período de 2020 em 2024.
Em recuperação judicial e depois desenredar uma fraude de resultados que maquiava uma queima de caixa gigante na operação do dedo, a empresa já não tinha condições de competir nesse segmento.
A teoria, logo, foi buscar um formato parecido com o do Tmall, do grupo chinês Alibaba, que abriga as lojas oficiais de marcas relevantes. Nesse sentido, a chave Americanas tem buscado fornecedores ofereceu a eles um novo tipo de contrato para vender seus produtos diretamente ao consumidor, por meio da plataforma do varejista.