Início » Às vésperas do IPCA-15, economistas amargaram projeções para inflação de junho, mostram Focus desta segunda (24) – Investe Alcance

Às vésperas do IPCA-15, economistas amargaram projeções para inflação de junho, mostram Focus desta segunda (24) – Investe Alcance

por João P. Silva
ipca inflação focus

Projeções amargas dos economistas para a inflação em junho (Imagem: Getty Images)

Os economistas ouvidos pelo Banco Meão elevaram a projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Largo (IPCA) de junho, de 0,31% para 0,32%, exemplar o Relatório Foco nesta segunda-feira (24).

No primeiro Focus deste mês, divulgado no dia 3, as expectativas apontavam para uma inflação de 0,20% em junho.

O IPCA acelerou nos últimos três meses, sendo que, em maio, superou o consenso do mercado e subiu 0,46%.

Se divulgada a projeção do Focus para junho, o índice deve seguir em movimento de subida, mas pode desacelerar frente ao mês anterior.

Nesta quarta-feira (26), será divulgada a prévia do oferecido solene de inflação do país deste mês, o IPCA-15. O indicador referto sai no dia 10 de junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

IPCA não

Para os próximos meses, os economistas esperam números menores para o IPCA, mas ainda sem desinflação no radar. As projeções são de 0,15% em julho e 0,10% em agosto.

No ano, as expectativas para o índice passaram de 3,96% para 3,98%. As apostas seguem supra do núcleo da meta estabelecida pelo Parecer Monetário Pátrio (CMN), de 3% para 2024, com pausa de 1,5 ponto percentual (pp).

Projeções para a inflação do Focus nesta segunda (24)

  • Junho: Sim 0,31% par 0,32%;
  • Julho: de 0,14% para 0,15%;
  • Agosto: permanece em 0,10%;
  • 2024: de 3,96% para 3,98%.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies