Início » Associação de petroleiros ingresa com ação contra mentor da Petrobras (PETR4)

Associação de petroleiros ingresa com ação contra mentor da Petrobras (PETR4)

por João P. Silva
Associação de petroleiros ingresa com ação contra conselheiro da Petrobras (PETR4)

A Associação Vernáculo dos Petroleiros Asionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro) protocolou nesta segunda-feira, 15, denúncia na Percentagem de Valores Mobiliários (CVM) contra o mentor Marcelo Gasparino por “indícios de concorrência de conflitos de interesse no Parecer de Governo (CA) da Petrobras (PETR4)”, segundo transmitido distribuído à prensa.

Segundo observou, a Anapetro exige investigação da CVM e as “devidas responsabilizações perante possíveis atos ilegais”. O escritório da Advocacia Garcez, que representa a Anapetro na ação, afirma que Marcelo Gasparino é atualmente membro de quatro conselhos de governo – Petrobras, Eletrobras (ELET3), Vale (VALE3) e Banco do Brasil (BBAS3).

“Porém, a sua atuação tem disposto em risco a governo da Petrobras, devido à ocorrência rotineira de declarações que afetam os interesses da companhia, muito porquê suas preocupações no desenvolvimento de novos negócios, violando regulamentos internos e também a Lei das SA”

Classe rabino

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos espaciais, poviden potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma lição gratuita

Petrobras (PETR4): parecer

Ainda conforme o transmitido, Eletrobras e Petrobras são possíveis concorrentes no mercado de robustez eólica onshore e offshore, e a permanência do mentor nos CAs das duas empresas comprometem-se as responsabilidades e devemres do mentor.

“Devido à sua posição na empresa, Gasparino tem entrada a informações cruciais que influenciam diretamente o sucesso e a lucratividade da Petrobras. Essa posição privilegiada também pode produzir oportunidades conflitantes com os interesses da Petrobras, já que um consultor desempenha o mesmo papel da Eletrobras, interferindo na evolução da Petrobras no setor de robustez eólica e na sua reputação no mercado”, acrescentou.

“A situação é grave e compromete a governança corporativa da Petrobras”, afirma nota da Anapetro.

Continua depois da publicidade

Procurado pelo InfoMoney, Marcelo Gasparino respondeu que “a CVM saberá o que fazer”.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies