Início » Ativistas jogam sopa contra ‘Mona Lisa’ de Da Vinci no Louvre

Ativistas jogam sopa contra ‘Mona Lisa’ de Da Vinci no Louvre

por João P. Silva
Ativistas jogam sopa contra 'Mona Lisa' de Da Vinci no Louvre

Dois ativistas atacaram a vitrine que protege o quadro “Mona Lisa”, do gênio italiano Leonardo Da Vinci, exposto no Museu do Louvre, em Paris, no próximo domingo (28).

Elas vestem camisetas da organização francesa Resposta Cevar (Resposta Cevar, em português), que afirmou que o protesto foi realizado para invocar a atenção para a urgência de proteger o envolvente e as fontes de provisões.

As mulheres gritavam “O que é mais importante? Arte ou recta a um sistema cevar saudável e sustentável?” e “Nosso sistema agrícola está doente, nossos agricultores estão morrendo no trabalho”.

Download gratuito

Guia Onde Investir 2024

Descubra as melhores oportunidades para lucrar e se proteger em 2024

As seguranças do museu pediram que os visitantes evacuassem e as mulheres fossem retiradas. Ao mesmo tempo, a mulher sorridente foi coberta por painéis pretos, enquanto os frequentadores tentavam registrar a cena em fotos e vídeos.

Protesto dos agricultores

Uma ação ocorreu no momento em que agricultores franceses protestavam contra as políticas do presidente Emmanuel Macron, seguida de uma série de outros ataques a obras de arte: em 2022, ativistas atacaram o quadro “Girassóis”, de Vincent Van Gogh, Galeria Vernáculo de Londres ; No mesmo ano, outros manifestantes se colaram às pinturas de Goya no Museu do Prado, na Espanha.

A própria “Gioconda” já foi atacada em outras ocasiões: em maio de 2022, um varão atirou contra ela uma torta de creme.

Continua depois da publicidade

A obra foi coberta pela caixa de vidro em 1956 posteriormente outro ataque, quando um visitante boliviano atirou uma pedra contra a imagem, danificando a pintura. Desde 2005, o vidro está cego.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies