Início » BC da Suíça faz galanteio inesperado nos juros e sai primeiro de pares globais

BC da Suíça faz galanteio inesperado nos juros e sai primeiro de pares globais

por João P. Silva
BC da Suíça faz corte inesperado nos juros e sai à frente de pares globais

Zurique (Reuters) – O Banco Pátrio da Suíça reduziu nesta quinta-feira (21) sua principal taxa de juros em 25 pontos-base, para 1,50%, uma medida inesperada que o tornou o primeiro grande banco meão a reduzir o aperto da política monetária destinada a combater a inflação.

O banco meão, na primeira decisão sobre os juros desde que o presidente de longa data, Thomas Jordan, anunciou que deixará o função em setembro, também reduziu sua taxa de juros sobre depósitos à vista para 1,50%.

A decisão do banco meão suíço, seu primeiro galanteio de juros em nove anos, foi a primeira de um dia movimentado para os bancos centrais da Europa, uma vez que Banco da Inglaterra (BoE) também anunciará sua decisão nesta quinta-feira.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma lição gratuita

A decisão pegou os mercados de surpresa, fazendo com que o franco suíço atingisse o menor valor em oito meses em relação ao euro e os rendimentos dos títulos do governo suíço caíssem, ao mesmo tempo em que impulsionou as ações listadas em Zurique.

A maioria dos analistas consultados pela Reuters esperava que o banco meão, geralmente conservador, mantivesse os juros em 1,75% e esperasse pelo menos mais três meses antes de agir.

A medida foi tomada depois que a inflação suíça caiu para 1,2% em fevereiro, o nono mês contínuo em que os aumentos de preços ficaram dentro da fita da meta de 0% a 2%.

Continua depois da publicidade

“O atraso da política monetária foi provável porque a luta contra a inflação nos últimos dois anos e meio tem sido eficiente”, disse Jordan a repórteres, observando porquê a inflação suíça tem se mantido inferior de 2% por vários meses.

“De negócio com nossa novidade previsão, é provável que a inflação também permaneça nessa fita nos próximos anos.”

O banco meão disse que estava levando em conta a redução da pressão inflacionária, muito porquê a valorização do franco suíço em termos reais ao longo do ano pretérito. O galanteio sustentará a atividade econômica, acrescentou.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies