Início » bolsa coloca foco na prévia da inflação

bolsa coloca foco na prévia da inflação

por Abel Ferreira
bolsa coloca foco na prévia da inflação

O indicativo mais importante da semana, no cenário interno, será sabido nesta sexta-feira (26). O IBGE divulga, a partir das 9h, a prévia da inflação de abril, o IPCA-15. Essa é a principal informação do morning call de hoje.

Assim, no cenário extrínseco, há a publicação do índice de preços de gastos com consumo em março nos Estados Unidos, o PCE.

Além deles, teremos os balanços de Hypera (HYPE3), Exxon Mobil (EXXO34) e Chevron (CHVX34).

Mas essas informações não encerram as notícias com capacidade de mexer com a bolsa de valores hoje. O mercado deve estar prudente, o tempo todo, aos desdobramentos da negociação envolvendo a Anglo Americana e BHP Billiton. A primeira confirmou na quinta-feira que recebeu proposta da segunda para fusão das operações,

Essa informação por si só já afeta o mercado, mas a questão vai além no mercado pátrio porque impacta diretamente os planos da Vale (VALE3).

A Vale, por si só, vive dias agitados depois a divulgação de seu resultado trimestral.

Uma vez que mostrou anteriormente a Perceptibilidade Financeira, relatórios do Santander, Itaú BBA e Goldman Sachs indicaram que os resultados apresentados foram marginalmente negativos. Saiba mais sobre o objecto cá.

Dessa maneira, encerramos a primeira secção do morning call indicando que a bolsa de valores fechou em queda de 0,08%, a 124.645,54 pontos. Já o dólar avançou 0,28% (cotado a R$ 5,1620).

As bolsas asiáticas fecharam em subida nesta sexta-feira, depois o Banco do Japão (BoJ) deixar sua principal taxa de juros inalterada, levando o iene a renovar mínima em mais de três décadas em relação ao dólar.

O índice acionário nipónico Nikkei avançou 0,81% em Tóquio, a 37.934,76 pontos, revertendo secção das fortes perdas do pregão anterior, à medida que o BoJ manteve seu lucro obrigatório na filete de 0% a 0,1%, depois elevá-lo pela primeira vez em 17 anos no mês pretérito.

Em coletiva de prelo sobre a decisão, o presidente do BoJ, Kazuo Ueda, disse que o BC nipónico irá, por enquanto, manter o relaxamento da política monetária, mas poderá voltar a aumentar juros se a inflação subjacente lucrar força. Durante a madrugada, o dólar chegou a ser negociado a 156,82 ienes, atingindo novidade máxima em 34 anos.

Em outras partes da Ásia, o Hang Seng saltou 2,12% em Hong Kong, a 17.651,15 pontos, com a ajuda de ações do setor imobiliário e de tecnologia, enquanto o sul-coreano Kospi garantiu subida de 1,05% em Seul, a 2.656,33 pontos, e o Taiex registrou proveito de 1,32% em Taiwan, a 20.120,51 pontos.

Na China continental, os mercados também ficaram no azul, com subida de 1,17% do Xangai Constituído, a 3.088,64 pontos, e de 1,78% do menos abrangente Shenzhen Constituído, a 1.728,49 pontos. Ações de serviços financeiros lideraram os ganhos, depois o Parecer de Estado, o principal órgão decisório chinês, manifestar que irá incentivar o fortalecimento de grandes companhias de valores mobiliários.

Já na Oceania, a bolsa australiana sofreu queda significativa ao voltar de um feriado, influenciada em secção pelo setor minerador. O S&P/ASX 200 caiu 1,39% em Sydney, a 7.575,90 pontos. A ação da BHP sofreu um trambolhão de 4,6%, depois a Anglo American rejeitar oferta de compra da mineradora anglo-australiana.

Uma vez que foi o fechamento nos Estados Unidos

As bolsas de Novidade York fecharam em queda, à medida que os dados do primeiro trimestre da economia americana ligaram um alerta para uma desaceleração no prolongamento econômico enquanto a inflação PCE acelerou no país, e também em meio à temporada de balanços corporativos.

O índice Dow Jones caiu 0,98%, aos 38.085,66 pontos. O S&P 500 recuou 0,46%, aos 5.048,43 pontos. O Nasdaq perdeu 0,64%, aos 15.611,76 pontos.

Com informações da Dow Jones Newswires do Estadão Teor



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies