Início » Bolsa de valores hoje (15/5) cai com o trambolhão da Petrobras

Bolsa de valores hoje (15/5) cai com o trambolhão da Petrobras

por João P. Silva
Bolsa de valores hoje (15/5) cai com o tombo da Petrobras

As ações da Petrobras (PETR3; PETR4) vieram nesta quarta-feira (15) e ajudam a derubar a bolsa de valores hoje. O movimento negativo ocorre em seguida o presidente da empresa, Jean Paul Prates, solicitar que “o Juízo de Gestão da Companhia se reúna para respeitar o enceramento antecipado de seu procuração”. A decisão foi tomada “de forma negociada”, segundo a empresa.

Com isso, o mercado reagiu mal por considerar que havia diálogo de Prates com o mercado, alguma coisa que passa a não ser assegurado daqui em diante.

Assim, perto das 10h10, as ações preferenciais da Petrobras (PETR4) desciam 7,51%. Já as ordinárias (PETR3) estão em leilão.

Dessa maneira, O Ibovespa caiu 0,46%, para 127.924,12 pontossim o dólar valorizou 0,23%, a R$ 5,1421, diante da fuga pontual de capitais.

Por outro lado, o dólar caiu no cenário global. O DXY, índice que compara a moeda dos EUA com outras divisas importantes, descia 0,47%, para 104,52 pontos.

Provável substituto para ‘viés ideológico’ que não agrada, diz comentador

Outrossim, há resistências no mercado em relação ao nome da próxima substituta, Magda Chambriard.

“É uma pessoa que tem uma visão ideológica mais próxima do desenvolvimentismo, próxima de Aloísio Mercadante, vinha criticando a distribuição de dividendos da Petrobras nas redes sociais”, diz Frederico Superior, dirigente de Análises da Warren Investimentos.

Acrescenta que Magda possui “um viés menos pró-mercado que o de Jean Paul Prates e outros dirigentes de um pretérito recente”.

Inflação americana mais contida ameniza perdas na bolsa de valores hoje

A inflação nos EUA medida pelo IPC subiu 0,3% em abril perante março e teve subida de 3,4% na base anual.

O núcleo do indicador, que exclui os itens voláteis de mantimentos e virilidade, subiu 0,3% em abril base mensal, inferior dos 0,4% de março e em traço com o consenso.

Com isso, o índice aponta inflação ligeiramente inferior do esperado, segundo analistas. Outrossim, o índice de atividade industrial ficou muito inferior do esperado. Assim, “o dólar despencou de uma forma muito potente pelo mundo no momento da divulgação”, afirma Rodrigo Cohen, comentador de investimentos e cofundador da Escola de Investimentos.

Os dados do CPI “mostraram que a inflação, mesmo longe da meta, está conseguindo ser controlada”. Outrossim, “pode ser que nas próximas decisões isso seja levado em consideração pelo Fed”, complementa Cohen.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies