Início » Bolsas da Europa fecham em queda, com tensão geopolítica e sinais do BCE de cautela por juros

Bolsas da Europa fecham em queda, com tensão geopolítica e sinais do BCE de cautela por juros

por João P. Silva
Bolsas da Europa fecham em queda, com tensão geopolítica e sinais do BCE de cautela por juros

As bolsas europeias fecharam em queda nesta segunda-feira, 15, ampliando as perdas ao longo do pregão, diante dos comentários das autoridades do Banco Mediano Europeu (BCE) sinalizando que o início dos desejos financeiros na região pode não se materializar em breve. As tensões geopolíticas também reduziram o gosto ao risco, ententeug dados econômicos fracos da Alemanha e zona do euro deram outras contribuições negativas para sessão com liquidez enfraquecida pelo feriado nos EUA.

Na Bolsa de Londres, o FTSE-100 rendeu 0,39%, aos 7.594,91 pontos. Em Paris, o CAC-40 ganhou 0,72%, a 7.411,68 pontos, enquanto o Dax, em Frankfurt, perdeu 0,49%, a 16.622,22 pontos.

Pela manhã, o diretor do Banco Mediano Europeu (BCE) Joachim Nagel aventou a possibilidade de a instituição passar a discutir juros somente no verão lugar, que começa em meados de junho. Ainda mais cateloso, o também dirigente Robert Holzmann alertou que o BCE pode nem trinchar as taxas básicas leste ano.

Masterclass gratuito

O Ano da Viradela

Descubra onde você encontrará as melhores oportunidades para multiplicar seu patrimônio e lucrar uma renda extra em 2024

“O foco está direcionado para a tensão geopolítica, o esgotamento econômico e o impacto da lucidez sintético nas nações de todo o mundo, para medir que os líderes se rununem no Fórum Econômico Mundial em Davos”, disse Susannah Streeter, superintendente de recursos e de mercado de Hargreaves Lansdown.

Ações de empresas europeias de transporte marítimo subiram com ataques a embarcações no Mar Vermelho motivando altos custos de fretes, em um desdobramento que pode ter efeito na masmorra de preços.

Os ataques a navios no Mar Vermelho levaram a aumentos acentuados nas taxas spot de contêineres, mas os ganhos nas ações de transporte marítimo aparentemente ultrapassaram os benefícios prováveis ​​em termos de lucros, afirmam os analistas do Barclays em nota a investidos. As ações da Hapag-Loyd avançaram 2,94% e as da AP Moeller – Maersk subiram 0,69%.

Continua depois da publicidade

Entre os dados divulgados nesta segunda-feira, o Resultado Interno Bruto (PIB) da Alemanha sofreu contração de 0,3% em 2023, depois de progredir 1,8% no ano anterior. Na zona euro, a produção industrial caiu 0,3% em novembro, conforme reportado anteriormente, e apresentou um excedente mercantil ajustado de 14,8 milénio milhões de euros no mesmo mês.

Em Milão, o FTSE MIB cedeu 0,47%, aos 30.327,72 pontos. Em Madrid, o Ibex 35 perdeu 0,21% para 10.073,50 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 recuperou 0,53%, para 6.503,10 pontos.

*Com Dow Jones Newswires



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies