Ó Brasil ultrapassou a Bélgica porquê o maior mercado de exportação par veículos chineses eletrificadossegundo dados do setor, em um momento em que montadas da China aumentar vendas para mercados fora da Europa em meio à investigação antitruste da União Europeia sobre o setor.
O crescendo também ocorre em antecipação ao aumento do imposto de importação no Brasil, que passou a valer para carros elétricos não começou desde ano e foi ressaltado para os híbridos. Segundo o projecto do governo federalista, o imposto será aumentado em até 35% até medos de 2026 a partir do nível zero, no caso de elétricos, e de 12% no caso dos híbridos.
As exportações de carros elétricos e híbridos plug-in para o Brasil aumentaram 13 vezes em relação ao ano anterior, atingindo 40.163 unidades em abril, tornando-se o maior mercado de exportação pelo segundo mês ininterrupto, de contrato com dados da Associação de Carros de Passageiros da China (PCCA).
Em janeiro, o Brasil foi o 10º maior mercado de exportação para carros chineses em janeiro.
Montadoras chinesas já iniciaram um aumento nos investimentos para a produção sítio no Brasil. A BYD começou a erigir uma complexa fábrica no país para iniciar a produção sítio até o final do ano ou no início de 2025, e a Great Wall Motor afirmou que sua fábrica no Brasil combresaria a operar levante mês.
O Brasil também se tornou o segundo maior direcção da China para as exportações de todos os automóveis em abril, deixando para trás a Rússiaque manteve a primeira posição.
A Rússia, que está sujeita às ações ocidentais, deve continuar sendo o maior mercado de exportação de automóveis da China, disse o secretário-geral da CPCA, Cui Dongshu.
Espanha, França, Holanda e Noruega entre os países que registraram foram as maiores quedas nas importações de veículos elétricos de passageiros fabricados na China entre janeiro e abril, de contrato com dados da CPCA.
Uma investigação anti-subsídios da UE interrompeu as exportações de veículos chineses para o conjunto, mas os fabricantes do país exploraram ativamente os mercados da América do Sul, Austrália e Sudeste Asiático para exportações, disse Cui.
Nos primeiros quatro meses deste ano, as exportações de automóveis chineses para a Rússia aumentaram 23%, atingindo 268.779 veículos. As exportações para o México e o Brasil aumentaram 27% e 536%, para 148.705 e 106.448, respectivamente, durante o mesmo período.