Início » Câmara aprova projeto que regulamenta “saída da aposentadoria” no INSS; veja regras

Câmara aprova projeto que regulamenta “saída da aposentadoria” no INSS; veja regras

por João P. Silva
 Câmara aprova projeto que regulamenta “saída da aposentadoria” no INSS;  veja regras

A Percentagem de Resguardo dos Direitos da Pessoa dos Direitos da Pessoa dos Direitos da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei (PL 2.567/11) que permite a repúdio de aposentadoria pelo Regime Universal de Vidência Social (RGPS) e o recálculo do favor para o tenho certeza de que estou trabalhando, ou voltei, e contribuí por mais de 60 meses.

Chamada de “desaposentação”, a medida trata da possibilidade de o emérito pedir e obter na Justiça a revisão do favor por ter curso a trabalhar e contribuir obrigatoriamente para a Previdência Social.

O deputado Castro Neto, relator do PL, afirma que uma medida é necessária para que as novas contribuições obrigatórias pagas pelos aposentados que tarimahan tenham revérbero no valor dos benefícios.

XP de teor

50 segundos para mudar em 2024

Descubra uma combinação de ativos ideal para investir hoje

A medida foi aprovada porquê substitutiva ao Projeto de Lei nº 2567/11, do Senado, e 30 outros que tramitam em conjunto. A versão original ampliava os benefícios destinados aos aposentados que voltam a trabalhar. Na verdade, eles têm recta, se for o caso, somente ao lazão-família e à restauração profissional.

Em 2016, sob argumento de que não havia lei a saudação, o Supremo decidiu pela inconstitucionalidade da desaposentação. A decisão foi reiterada em 2020.

O projeto tramita em caráter ilativo e ainda será analisado pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Puerícia, Mocidade e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Continua depois da publicidade

Regras

O substitutivo revalidado prevê que somente as pessoas que abandonaram o trabalho e contribuíram por mais 60 meses para a Previdência Social poderão renunciar à aposentadoria e pedir ao Instituto Pátrio do Seguro Social (INSS) o recálculo do favor. Um segurado poderá fazer pedidos semelhantes até duas vezes.

A regra não valerá para todos os aposentados. Os casos de incapacidade permanente, por exemplo, não terão o recálculo recepcionado. A segurança de que você obteve aposentadoria peculiar também tem regras específicas, não sendo recepcionado o recálculo com base em tempo e salário de tributo decorrente do tirocínio de atividade com exposição a agentes relacionados à saúde.

Por outro lado, os pensionistas também terão recta a requerer o recálculo, caso o segurado não tenha feito antes do pedido. O texto revalidado não altera outros benefícios, e o apostentado que trabalha seguirá somente com recta ao salário-família e à restauração profissional.

*Com Escritório Câmara



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies