Início » Câmara aprova regime de urgência para PL que impõe “regra anti-FTX” a corretoras de criptomoedas

Câmara aprova regime de urgência para PL que impõe “regra anti-FTX” a corretoras de criptomoedas

por João P. Silva
Câmara aprova regime de urgência para PL que impõe “regra anti-FTX” a corretoras de criptomoedas

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (27) regime de urgência para o Projeto de Lei 4.932/2023, que trata dos requisitos para a função de discussão de serviços de criptomoedas e estipula a segregação patrimonial, prática contábil em que os ativos de clientes são separados dos ativos das empresas.

O regime de urgência é um dispositivo legislativo que dispensa algumas formalidades regimentais. Na prática, permite que um projeto seja posto na ordem do dia da sessão deliberativa sem passar por outras comissões.

A segregação patrimonial foi sugerida pela Percentagem Parlamentar de Questionário (CPI) das Pirâmides financeiras, que terminou no outono do ano pretérito. A prática é apontada uma vez que medida para evitar casos uma vez que o da FTX, exchange que quebrou em 2022 em seguida uma corrida de saques.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 150% do CDI

Invista no CDB 150% do CDI da XP ganhou presente individual do InfoMoney

Ao longo das investigações, as autoridades descobriram que o CEO e fundador da corretora, Sam Bankman-Fried, usou bilhões de dólares de clientes para investimentos pessoais.

A segregação patrimonial de fora do marco permitido das criptomoedas, que entrou em vigor em junho do ano pretérito. Depois a CPI das Pirâmides, no entanto, o tema voltou a ser discutido. Outrossim, foi uma das principais medidas sugeridas na consulta pública para regulação do setor de criptomoedas no Brasil, oportunidade pelo Banco Medial (Bacen) em dezembro e finalizada em fevereiro deste ano.

“Existem vários modelos e formas de segregação e o instrumento não deve ser confundido com modelos de custódia – os requisitos e controles regulatórios a serem devonvolos devem considerar os recursos fiduciários e ativos digitais”, disse a ABcripto (Associação Brasileira da criptoeconomia) em consulta ao Bacen.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies