Início » Castro diz que Lula pediu para o RJ protelar ação no STF sobre dívida do estado

Castro diz que Lula pediu para o RJ protelar ação no STF sobre dívida do estado

por João P. Silva
Castro diz que Lula pediu para o RJ adiar ação no STF sobre dívida do estado

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aguarda agora que o Supremo Tribunal Federalista (STF) rediscuta uma dívida, até a próxima tuerça -feira (26), dia em que o ministro da Quinta, Fernando Haddad (PT), vai se reunir com governadores para tratar do tema.

Segundo Castro, o estado pode entrar com uma ação no Supremo posteriormente, para tentar uma conciliação com o governo federalista.

Castro participou da reunião, nesta quarta-feira (20), com Lula e Haddad no Palácio do Planalto. Também estiveram presentes os ministros da Lar Social, Rui Costa (PT), das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), o secretário-executivo do Tesouro, Dario Durigan.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Casaco XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O governador disse ter expedido a Lula que o Rio de Janeiro ingressaria com uma ação para rediscutir a dívida do estado. “O presidente me pediu para que esperasse um pouco para entrar com a ação, porque no dia 26 Haddad tem conversado com os governadores. Ele levou nossa proposta inicial, para tentar junto com as propostas que vai apresentar, casar aquilo que o Rio já pleiteia”.

Consenso na Justiça?

Segundo Castro, depois terça o estado tentará uma “novidade rodada de negociações para colocar aquilo que o Rio de Janeiro entende porquê justo”. Dentre as opções apresentadas, ele citou a ingresso de uma ação no STF para se chegar a consensos por meio de acordos judiciais.

O governador enfatizou que a teoria do Estado é evitar possíveis conflitos, “mesmo que a solução seja na via judicial”. “Voltar a conversar se, inclusive, a ação seria uma coisa positiva, não na teoria da recontro, mas da conciliação”.

Continua depois da publicidade

Castro afirmou que não atendeu aos detalhes da proposta que a Quinta estudou para a renegociação das dívidas dos estados. “Foi debatida mais a natureza jurídica, de juntar o Rio com os outros governos, lembrando que os outros estão discutindo só o para frente, (enquanto o) Rio de Janeiro está sim discutindo o para trás. Não só os indexadores futuros, mas a revisão do regime de recuperação fiscal e também a elaboração da dívida”.

O projeto de renegociação do Dutê dos estados, que está em elaboração pela equipe econômica, deve prever a correção dos débitos pela variação da inflação. A tendência é que o índice utilizado seja o Índice Pátrio de Preços ao Consumidor Espaçoso (IPCA), com acréscimo de um percentual suplementar menor que 4%. Atualmente, a dívida é corrigida por IPCA + 4% de juros ou Selic, que é para menor.

Receba no seu e-mail logo pela manhía as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies