Início » CEO da Azul vê aquisições porquê saída para áreas problemáticas da América Latina

CEO da Azul vê aquisições porquê saída para áreas problemáticas da América Latina

por João P. Silva
CEO da Azul vê aquisições como saída para áreas problemáticas da América Latina

Uma consolidação reduz o dispêndio de capital para as companhias aéreas latino-americanas, resultando em melhores serviços aos clientes, segundo o CEO da Azul (AZUL4), John Peter Rodgerson.
“Sempre pensamos muito na consolidação”, disse Rodgerson em entrevista em Novidade York nesta quinta-feira (15). “O resultado melhorou para os clientes e pode realmente fortalecer um grande mercado no Brasil que vemos hoje.”

Rodgerson não quis comentar sobre processos “ativos” de fusões e aquisições. Diz-se que a Azul está explorando uma fusão com a Gol Linhas Aéreas Inteligentes SA, com negociações em curso para um provável combinação com o controlador acionista da companhia aérea rival brasileira em dificuldades.

As companhias aéreas latino-americanas enfrentam grandes dificuldades desde a pandemia, já que os governos de toda a região oferecem pouca ajuda ao setor. Avianca Holdings SA, Latam Airlines Group SA e Grupo Aeromexico SAB entraram com pedido de falência em 2020. A Gol brasileira entreu com pedido de proteção contra credores no final de janeiro, posteriormente uma dúzia de trocas de dutês.

Continua depois da publicidade

O CEO da Azul se reúne com o presidente brasiliano, Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir um projecto para usar recursos públicos porquê garantia de empréstimos, dando às companhias aéreas qualquer espaço para respirar. Ele disse que o governo compreende a preço de proporcionar o rompimento da dívida e está a trabalhar ativamente numa solução, que está surgindo “dentro de alguns meses”.

“Se você tiver chegada ao crédito com um dispêndio de capital menor, isso é letrámico que as tarifas sejam mais baratas e que as mais aeronaves sejam compradas”, disse Rodgerson. “Quando convertido com o governo brasiliano, essas são as coisas mais importantes.”

Perspectivas de incremento
Rodgerson também reafirmou a previsão de Ebitda da empresa para o ano, mesmo com as companhias aéreas brasileiras enviadas pela queda da moeda, pelo aumento dos custos dos combustíveis e pelas enchentes mortais que devastaram a região do sul do país.

Continua depois da publicidade

O estado do Rio Grande do Sul responde por murado de 8% da rede da Azul, com murado de dois ços dela dela atualmente offline devido às fortes chuvas que dejaram pelo menos 140 mortos. O aeroporto da capital Porto Jubiloso fica submerso e ainda não tem previsão para reabertura.

O lucro antes dos itens da empresa deve totalizar murado de R$ 6,5 bilhões (US$ 1,3 bilhão) em 2024, um aumento de 25% em relação ao ano pretérito, e sua distribuição líquida nos últimos meses deve desabar para murado de 3 vezes, dos atuais 3,7 vezes. A Azul tem um título de US$ 68 milhões com vencimento no quarto trimestre e pretende remunerar em numerário, disse Rodgerson.

“A companhia aérea tem o duplo do tamanho de antes da pandemia em termos de receita”, disse. “Temos mais dívidas, mas hoje somos uma empresa com uma companhia aérea muito maior”.

Continua depois da publicidade

© 2024 Bloomberg LP



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies