Início » Com inflação em foco, Assaí (ASAI3) e Carrefour (CRFB3) ganham espaço na preferência de analistas

Com inflação em foco, Assaí (ASAI3) e Carrefour (CRFB3) ganham espaço na preferência de analistas

por João P. Silva
Com inflação em foco, Assaí (ASAI3) e Carrefour (CRFB3) ganham espaço na preferência de analistas

Nos últimos dias, analistas vêm demonstrando mais otimismo com os papéis do Assaí (ASAI3) e do Carrefour (CRFB3), duas empresas com possante exposição ao chamado atacarejo. Alguns fatores jogam em prol dessas empresas, uma vez que a expectativa de que a deflação de vitualhas tenha uma reversão; em 2023, o preço dos vitualhas fechou com queda de 0,52%, a primeira desde 2017, segundo dados do IBGE.

No relatório, o Morgan Stanley atualizou suas perspectivas para o porvir uma vez que um todo. Apesar, por exemplo, de ter sido cortada a recomendação do Magazine Luiza (MGLU3), as duas companhias em questão continuam uma vez que sobrepeso (supra da média do mercado, equivalente à compra).

“Esperamos que os ventos contrários de 2023 se transformem em ventos projetados para o ano seguinte, com a reversão da deflação cevar, aumento de vendas/margens de lojas convertidas, e ruptura das pepesas financeiras melio a taxas de juros mais baixas”, dizem os analistas, encabeçados por Andrew R. Ruben.

Masterclass gratuito

O Ano da Viradela

Descubra onde você encontrará as melhores oportunidades para multiplicar seu patrimônio e lucrar uma renda extra em 2024

Ao longo de 2023, a deflação cevar impactou os níveis das ações do Assaí e do Carrefour. Primeiro, o retorno dos preços, ou mesmo a inflação menor, faz com que os consumidores tenham menos altas abruptas e, por isso, formem depósitos menores, minuindo o faturamento das lojas. Em segundo lugar, não é vasqueiro que companhias viam seus rapérios se depreciando, por conta da recuperação dos preços dos produtos.

“Embora a deflação cevar provavelmente perdure nos primeiros meses de 2024, acreditamos que esta tendência está num ponto de inflexão, uma vez que as curvas futuras de commodities uma vez que soja e milho, muito uma vez que alguns preços perecíveis, continuarão a subir devido à impactos de um possante ciclo de El Niño”, disse o time do Goldman Sachs, em estudo na semana passada.

Fora isso, duas companhias estão realizando reservas de unidades – o Assaí de lojas do Extra e o Atacadão, do Big. Em 2024, conforme o tempo desde as mutações vai pretérito, é esperada uma maturação das lojas, que traz, normal, maiores faturamentos e maior lucratividade.

Continua depois da publicidade

Na última sexta-feira, o Itaú BBA elevou sua recomendação para o Carrefour para compra de olho pelos mesmos motivos.

“A nossa posição optimista em relação à empresa é suportada pela nossa persuasão de que o momento operacional beneficiará de uma inversão da tendência deflacionária dos produtos alimentares observada em 2023”, afirmam os analistas.

“Acrescentamos ainda a adoção de uma estratégia mais racional de alocação de capital, focada na conversão de mais hipermercados em formatos mais muito sucedidos e uma desdoiro significativa atual de seu lucro líquido, que poderia ser impulsionada por notícias operacionais positivas”, avaliou o banco .

Atualmente, segundo a LSEG, as ações ordinárias do Assaí têm 12 recomendações de compra e uma neutra, com preço-alvo médio de R$ 17, de cabeça para grave de 15,6% frente ao fechamento de segunda. Já as ações do Carrefour têm seis recomendações de compra e oito neutras, com preço-alvo médio de R$ 14, de cabeça para grave 15,3%.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies