Início » CSN (CSNA3) salta 9% com decisão do STJ

CSN (CSNA3) salta 9% com decisão do STJ

por João P. Silva
CSN (CSNA3) salta 9% com decisão do STJ

Com as ações da Companhia de Siderurgia Pátrio (CSNA3) subindo 9%, elas lideraram o conjunto de altas do Ibovespa nesta terça-feira. Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça determinou que uma siderúrgica deve ser indenizada em R$ 5 bilhões por Ternium por compra de uma fatia da Usiminas (USIM5) em 2011. Assim uma vez que a ação da CSN, o papel da CSN Mineração (CMIN3) subiu 4% no Ibovespa.

Por outro lado, o papel PN da Azul (AZUL4) teve uma maior desvalorização do dia, com queda de 6% no Ibovespa, marcado pela volatilidade da sessão pré-Copom. O setor de aviação de turismo não teve um dia positivo na bolsa porque a ação da CVC Brasil (CVCB3) recuou 5,45%, o segundo pior desempenho da bolsa.

Ações em subida: CSNA3, BRFS3 e mais

O processo movido pela CSN no Superior Tribunal Federalista alega que uma empresa foi prejudicada em seguida a venda de participação do Grupo Votorantim e Camargo Correa na Usiminas para a Ternium. Em 2011 ocorreu uma transação envolvendo uma participação de 27,7% na Usiminas.

A CSN é uma sociedade minoritária da Usiminas e argumentou que, na operação, houve muñeca no controle da Usiminas.

De conciliação com a legislação societária, quando um grupo adquire participação no capital de uma empresa, deverá estender os acionistas minoritários à mesma oferta feita ao adquirente. Por outro lado, a Ternium alega que não houve mundega no controle da Usiminas.

O grupo ítalo-argentino, no entanto, sofreu roteiro com voto de desempate do ministro Antônio Carlos Ferreira, do STJ.

As ações da CSN subiram 9%, enquanto a CSN Mineração (CMIN3) subiu 4%.

Os frigóficos também subiram no Ibovespa nesta terça-feira (18). O destaque que liderou o setor entre ações em subida na bolsa foi a BRF (BRFS3), seguida pela JBS.

As ações da companhia de proteínas e subiram com o pregão do governo chinês sobre uma verosímil investigação de “dumping” de exportações de músculos úína para a China. A prática de dumping é realizada quando as empresas vendem mercadorias com preço aquém do dispêndio de produção, a término de se desfazerem das commodities.

No caso chinês, a investigação “pode beneficiar empresas brasileiras”, afirma Rodrigo Cohen, cofundador da Escola de Investimentos. Ele atribuiu a subida dos papéis do setor ao pregão da China nesta terça-feira.

As 10 maiores altas do Ibovespa hoje

  1. CSN ON (CSNA3): +9,07%
  2. BRF ON (BRFS3): +5,50%
  3. CSN Mineração ON (CMIN3): +3,91%
  4. JBS ON (JBSS3): +3,84%
  5. Petrobras ON (PETR3): +3,36%
  6. Petrobras PN (PETR4): +3,13%
  7. Minerva ON (BEEF3): +3,11%
  8. Marfrig ON (MRFG3): +3,09%
  9. Rede D’or ON (RDOR3): +2,58%
  10. Usiminas PNA (USIM5): +1,83%

Ações em queda: AZUL4, CVCB3 e mais

A subida do dólar em relação ao real na sessão pré-Copom da bolsa de valores envolveu os papéis de empresas mais sensíveis e com despesa dolarizada para reles.

As ações da Azul caíram 6%, enquanto a CVC Brasil, também do setor de Turismo e Aviação, recuperou. Assim, os dois ativos ocuparam a primeira e a segunda posição no ranking de ações com as maiores quedas do dia.

O setor financeiro também reagiu ao preço mais volátil da bolsa de valores. As ações PN do Bradesco (BBDC4) lideraram perdas, com desvalorização de 2%.

As ações da Sabesp também aparecem uma vez que destaque negativo no pregão. O papel da companhia, em tempo de privatização pelo governo do Estado de São Paulo, sofreu queda com a inclusão de uma ‘pílula venenosa’ contra acionistas.

Isso porque a Poison Pill é um mecanismo de contrato que pode ser acionado em obséquio de minoritários contra ofertas de obtenção hostis pela capital da Sabesp.

Dez piores ações do Ibovespa

  1. Azul PN (AZUL4): -6,11%
  2. CVC Brasil ON (CVCB3): -5,45%
  3. Sabesp ON (SBSP3): -2,97%
  4. PetroRecôncavo ON (RECV3): -2,76%
  5. Petz ON (PETZ3): -2,64%
  6. Embraer ON (EMBR3): -2,34%
  7. Raia Drogasil ON (RADL3): -2,27%
  8. Totvs ON (TOTS3): -2,24%
  9. Bradesco PN (BBDC4): -2,01%
  10. Banco do Brasil ON (BBAS3): -1,40%



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies