Início » CVM aprova lançamento de contrato porvir de Bitcoin na B3

CVM aprova lançamento de contrato porvir de Bitcoin na B3

por João P. Silva
CVM aprova lançamento de contrato futuro de Bitcoin na B3

A Percentagem de Valores Mobiliários (CVM) aprovou nesta quinta-feira (28) o lançamento do contrato porvir de Bitcoin (BIT) pela B3. Com o aval oferecido pelo regulador, a Bolsa do Brasil tem a expectativa de dispor o resultado para o mercado no próximo mês, no dia 17 de abril. A confirmação dos dados de lançamento está sujeita à aprovação, pela CVM, de um manual operacional da B3 com regras relacionadas ao contrato.

A B3 brasileira já havia, no pretérito, prorrogado algumas vezes o lançamento do derivativo – citando, com justiça, a estudo do regulador. Inicialmente, a teoria era lançar um resultado em junho do ano pretérito, que ficava para o segundo semestre e, posteriormente, para 2024.

A B3 já possui 14 ETFs e BDRs de ETFs relacionados ao mercado de criptomoedas disponíveis para negociação dos investidores, e o Horizonte de Bitcoin é mais uma opção de resultado que permite aos investidores, via instrumento derivativo, a proteção da oscilação de preços do Bitcoin.

LIVRE

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do gestor; baixe a lista completa para facilitar sua enunciação

“A B3 está ampliando sua atuação no mercado de criptoativos, oferecendo aos investidos formas diferentes de diversificarem suas estratégias. Nascente lançamento atende à demanda por um resultado derivativo que permita a proteção das oscilações de preços do Bitcoin ou uma exposição direta aos ativos, mantendo uma operação segura no envolvente de mercado brasílio”, destaca Felipe Gonçalves, Superintendente de Produtos Juris e Moedas da B3.

O porvir contrato de Bitcoin utilizará o índice Hashdex Nasdaq Bitcoin Reference Price (NQBTC) uma vez que referência – o que já havia sido sinalizado desde 2022. O valor de um contrato será o equivalente a 0,1 bitcoin, ou seja, 10% do valor da criptomoeda em reais, e o vencimento dos contratos será mensal. Neste tipo de contrato, a liquidação será exclusivamente financeira, ou seja, não há compra e venda de criptomoedas. Os resultados das negociações financeiras ocorrem em torno da variação do preço do Bitcoin.

Em seu lançamento, o contrato porvir de Bitcoin contará, no primeiro momento, com formadores de mercado – agentes que negociam o resultado e ajudam a trazer liquidez e confiabilidade para a formação de preços.

Uma vez que negociar o porvir do bitcoin?

No mercado porvir, o investidor se compromete a comprar ou vender um determinado tipo de ativo em um oferecido porvir com um preço pré-determinado, de combinação com seu perfil de risco e estratégia.

Para negociar o porvir do bitcoin, os investidores de varejo precisarão depositar na corretora uma margem mínima de R$ 100 por contrato.

Os investidores que mantiverem posições nos contratos, ou seja, que não zerarem suas posições até o final do pregão, sempre deverão depositar o equivalente a 50% do valor do contrato. O repositório de margem de garantia é um mecanismo usado para prometer que tanto as pontas da operação cumpurem quanto as obrigações financeiras.

Outra propriedade do mercado porvir é o pagamento de reajustes diários, de combinação com a oscilação do preço do contrato durante o pregão. Isso significa que os contratos vão soferer, todos os dias, ajustes em seu valor até o dia do seu vencimento.

O vencimento do contrato ocorre sempre na última sexta-feira do mês, o que permite que o investidor possa montar estratégias com prazos diferentes sobre o mesmo ativo.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies