Início » CVM vai ‘entrar em campo’, informa Folha – Investe Alcance

CVM vai ‘entrar em campo’, informa Folha – Investe Alcance

por João P. Silva
petrobras-gasolina-

O papel continuou com uma série de notícias divulgadas ao longo do dia (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

A CVM (Percentagem de Valores Mobiliários) abrirá um processo para investigar Petrobrás (PETR4) em seguida a possante volatilidade das ações da empresa na sessão desta quinta-feira, informa a Folha de S.Paulo.

  • Hora de desistir de PETR4? A resposta é nesse guia gratuito produzido pela equipe Investe Alcance; clique cá para ler.

O papel continuou com uma série de notícias divulgadas ao longo do dia, uma vez que a provável destituição de João Paulo Prates de distribuição dos dividendos extraordinários.

Segundo a Folha, não se sabe quais informações serão claro do processo, mas, normalmente, esse tipo de sindicância questiona a vagar da empresa em se posicionar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Petrobras: Serra Russa

As ações da empresa iniciaram o dia em subida, repercutindo os futuros do Brent, que tocaram os US$ 90.

Porém, ainda durante a manhã, surgiram notícias de que Aloizio Mercadante substitui Jean Paul Prates no comando da Petrobras.

“Conforme nos posicionamos, consideramos esta troca negativa para a empresa, sobretudo em função da falta de expertise e know-how do Mercadante em Oil & Gás”, destaca a Ativa Investimentos.

Mesmo com os rumores, porém, as ações passaram a subir com a notícia de que Haddad teria tido sucesso no convencimento de ministros na liberação dos R$ 43 bilhões em dividendos referentes aos resultados de 2023 e atualmente retidos.

“Oferecido a existência de uma série de dúvidas a reverência da rentabilidade real dos projetos que a Petrobras efeteuá ao longo do seu atual projecto de investimentos, os investidores (e nós também) classificamos uma vez que positivo o pagamento deste montante que, por sua vez, eliminaria integralmente a possibilidade do mesmo ser utilizado para outros fins, uma vez que investimentos”, completa a corretora.

Ao final do pregão, no entanto, o nome de Mercadante voltou a lucrar força.

Segundo o Instituto Empresa, a Petrobras incorre em ataque do poder de controle quando faz seu interesse prevalecer ao da companhia e dos demais acionistas.

“Ajudou-se o presidente da companhia a tentar estabelecer um estabilidade e o Ministro das Minas e Força e o mesmo o da Rancho supondo que o treino do controle pode se dar por critérios políticos”, discorda.

  • (O que fazer com as ações da Petrobras?) A resposta é não guia gratuito produzido pela equipe Investe Alcance. Tenha seu aproximação cá.

Quais são os cenários possíveis?

A Ativa traça quatro cenários para a Petrobras, sendo eles:

  1. Prates ficarão e os dividendos serão liberados?
  2. Prates sairá e os dividendos serão liberados?
  3. Prates ficarão e os dividendos permanecerão retidos?
  4. Prates sairá e os dividendos permanecerão retidos?

“Inda que preferimos a primeira opção, vemos os movimentos de hoje darem conta que a segunda opção ganhou força.” E uma vez que ela, mesmo o investidor (e as contas da União) ganhando um motivo para comemorar com o meandro de dividendos, zero impede que novas retenções ocorram no horizonte. “Em suma, ainda que positivo para as ações no primeiro momento, o mercado ainda terá sistema de perenizar o movimento, sobreto se for confirmado a troca no comando da empresa”, completa.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies