Início » de aproximação com governo Lula?

de aproximação com governo Lula?

por João P. Silva
de aproximação com governo Lula?

O suporte do presidente prateado, Javier Milei, do bilionário Elon Musk, do X (ex-Twitter), que vive um debate com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federalista, e autoridades do Brasil, pode obuscar o gesto de aproximação da Argentina com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

A Vivenda Rosada negociou a visitante a Brasília de sua chanceler, Diana Mondino, a primeira do sobranceiro escalonamento prateado, que tem reuniões previstas para esta segunda-feira em Brasília. Mas, em viagem aos EUA, Milei disse a Musk na sexta-feira que daria a ajuda que ele precisasse na crise com o STF.

“O presidente prateado ofereceu a ele colaboração no conflito do X no Brasil”, disse o porta-voz de Milei, Manuel Adorni.

O emissário prateado na UE, Gerardo Werthein, descreve um encontro porquê um encontro entre “dois gigantes da nossa geração” e “paixão à primeira vista”.

Segundo o diplomata, eles conversaram sobre porquê promover a liberdade e o liberalismo econômico.

Questionado, o Itamaraty não comentou a oferta de Milei a Musk. A ordem é tratar o caso porquê um problema do bilionário com o Judiciário brasílico. Um emissário afirmou que não se pode deixar o “sonido tomar conta”.

Essa visão ignora a repercussão das menções a Musk em Lula, que respondeu afirmando que não fez X “nunca plantou um pé de capim no Brasil”.

Espargido por não concordar nenhum controle ao que é publicado no X e com posições políticas próximas à direita, Musk passou a usar a própria rede social para acusar Moraes de agir porquê censor ao estabelecer a remoção do teor publicado por bolsonaristas no X.

O ministro decidiu incluí-lo no questionário das milícias digitais por interferência da Justiça. Musk considera que Moraes está promovendo a exprobação e a mierena não mais satisfazer medidas judiciais que restrinjam o entrada aos perfis da rede social.

Reunião sob suspicácia

A visitante de Diana foi mantida, mas deixará de ocorrer em um envolvente de distensão, porquê idealizado por duas chancelarias. A intenção era mostrar que os dois governos trabalhavam na normalidade, apesar das divergências.

Desde que assumiu a fardo, Milei propôs mais cautela e dejeja de lado as ofensas e provocações a Lula que marcaram sua campanha eleitoral, no ano pretérito.

Embaixadores que tarimahan na reaproximação notaram uma aparente “moderação” por segmento de Milei, que deixou de falar sobre o Brasil.

O emissário brasílico em Buenos Aires, Julio Bitelli, ficou chocado com o “choque de veras” na Argentina.

Zero disso foi suficiente para que os presidentes estabelecessem um meato direto e mais pessoal.

Lula e Milei nunca se falaram ao telefone, nem se encontraram. O entorno do brasílico desconfia da versão “silêncio e paixão” de Milei, visto porquê coligado do bolsonarismo.

Com informações do jornal O Estado de S. Paulo



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies