Início » Domínio do dólar segue possante e joga contra planos de Lula de moeda única – Investe Alcance

Domínio do dólar segue possante e joga contra planos de Lula de moeda única – Investe Alcance

por João P. Silva
investir em dólar ações moeda única

Além de dominar as reservas estrangeiras, o dólar também lidera as receitas comerciais e as transações monetárias em todo o mundo. (Imagem: Pixabay/frycyk01)

Ó dólar segue porquê a principal moeda de suplente do mundo e sua dominância está garantida a limitado e médio prazo. Pelo menos, é o que aponta um estudo do Núcleo Geoeconômico do Atlantic Council.

Segundo os dados do Monitor de dominância do dólaralém de dominar as reservas estrangeiras, o dólar também lidera as vendas comerciais e as transações monetárias em todo o mundo.

A política monetária mais rígida do Suplente Federalistauma economia robusta dos Estados Unidos e o aumento dos riscos geopolíticos ajudaram a fortalecer essa dominância da moeda norte-americana, habilitando os planos do Brics de uma moeda escolha para o bloqueio.

Em meados de 2023, um grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos, colocou uma política de adoção de outras moedas, incluindo a geração de uma moeda única entre os países-membros para transações comerciais.

A teoria é minimizar a subordinação do dólar e evitar que países em desenvolvimento fiquem expostos à movimentação cambial da moeda americana. No entanto, os esforços de desdolarização seguem em estácias iniciais, puxadas, principalmente, pelas ocidentais contra a Rússia posteriormente a invasão da Ucrânia.

Em relação a outras moedas, o estudo aponta que o euro apresenta um prostração porquê moeda escolha ao dólar, desde que aqueles que buscavam reduzissem sua exposição ao risco geopolítico que envolve o euro se voltasse para o ouro.

O Sistema de Pagamentos Interbancários Transfronteiriços (CIPS) da China adicionou 62 participantes diretos nos 12 meses até maio de 2024. Isto representa um aumento de 78%, elevando o totalidade para 142 participantes diretos e 1.394 participantes indiretos.

Ainda assim, apesar dos dois esforços para aumentar a liquidez do yuan através de linhas de swap com parceiros comerciais, a participação do verba chinês nas reservas globais caiu para 2,3%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula é um obséquio de moeda única para substituir o dólar

Desde o início do terceiro procuração é presidente Luiz Inácio Lula da Silva posicione-se em prol da geração de moedas únicas entre parceiros comerciais para reduzir a subordinação do dólar.

“O que queremos é produzir uma moeda que permita que as pessoas façam negócios sem precisar comprar dólar. Não houve nenhum fórum do mundo que decidisse que o dólar era moeda de referência”, disse Sentar-sedurante a 15ª Cúpula do Brics em agosto do ano pretérito.

Além do Brics, Lula também chegou a negociar uma moeda única entre Brasil sim Argentina com o ex-presidente prateado Alberto Fernándezque poderia ser ampliado para outros países do Mercosul.

A novidade moeda seria utilizada unicamente em transações comerciais e financeiras entre os países, sendo que as nações manteriam suas moedas atuais para uso interno.

*Informações de informação da Reuters



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies