Início » Durma Encontro Eles Trabalham – Opinião

Durma Encontro Eles Trabalham – Opinião

por João P. Silva
entenda a origem da disputa que voltou ao radar do mercado

China fez fragor essa madurada. Enquanto você dormia, eles trabalhavam, no melhor estilo treinador-clichê. Sim, eles estão em outro fuso-horário, e daí? Vai viver de espulpa até quando? Mas aparentemente o Xi está preocupado. Se em 2023 ele deu, em média, um fomento a cada 10 dias, em 24 ele quer vergar a meta: hoje foi um galanteio gigante nos juros de 5 anos e nos juros das hipotecas. Saudade de uma bolha imobiliária, né minha filha? Mas o mercado sentiu isso uma vez que perdas e, ao invés de comemorar o impulso monetário, puniu a decisão, via minério de ferro, que segue em poderoso queda.

Outro ponto clichê do treinador: “se todos estão preocupados com um pouco, você não precisa se preocupar”. Mas o posto disso também é verdade? Recentemente a Mansão Branca se vangloriou de ter o Índice de Crédito do Consumidor mais tá dos últimos 2 anos (114,8) segundo o Conference Board. Isso foi muito usado para “prometer” que os EUA estejam “oficialmente” em soft-landing. Também ressuscitou a discussão de onde estava esse mesmo índice em outros momentos, uma vez que em março de 2020 (118.8), julho de 2007 (111.9), junho de 2001 (118.9) e assim por diante. Em todos esses casos, os índices mostraram boas crianças, mas todos sabemos o que caiu nos meses seguintes. Não estou tentando ser catastrófico ou arauto do apocalipse cá. Só não podemos pensar que a verosimilhança de um pouso forçado nunca seja zero. A inversão de curvas, as próprias manchetes dos jornais e tanto do JP Morgan quanto do Citi, indicam que essa verosimilhança não é desprezível. Quem olha para o rendimento limitado das tesourarias, vê muro de 100 bps de cortes em 2024. Quem olha para o mercado de opções do FOMC, vê muito menos. A diferença é uma verosimilhança implícita de uma eventual premência de galanteio muito mais rápido, possivelmente causada por uma recessão. Ninguém mais está falando sobre isso.

Sim, por termo, o treinador-clichê do silêncio: “quem fala o que quer, escuta o que não quer”. É importante seguir a galera “deixa-disso”, tanto no caso do Powell (amanhã temos que fazer o FOMC, provavelmente ainda na traço de “desdizer o Powell de dezembro”), quanto do Lula, agora persona non grata em Israel. Ali perto, no Mar Vermelho, também vale acompanhou a escalada dos Houthis, afundando barcos (no plural) e sendo perseguidos agora por uma missão da União Europeia também. Foi complicado. E fando em trama complicada, você deve ter visto a novidade solução do CNPS, de fundos exclusivos de previdência. Pois é, uma vez que diria o poderoso Gru, “Se tratando de Fundo Restrito de Previdência, não temos Fundo Restrito de Previdência”. Desprezível!

Ficou com alguma incerteza ou glosa? Me mande um e-mail cá.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies