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É hora de apostar nas companhias aéreas? Com balanços de Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4), veja o que os analistas recomendam sobre o setor – Investe Alcance

por João P. Silva
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Companhias aéreas divulgam seus saldos e encerram a temporada do 4T23 (Imagem: Getty Images/Canva)

A temporada de balanços está dando seus últimos suspiros nesta semana, e as aéreas foram o foco desta quinta-feira (28). A azul (AZUL4) televisão preconceito níquido ajustado de R$ 270,6 milhões no quarto trimestre de 2023 (4T23), enquanto um Gol (META4) televisão líquido líquido de R$ 1,1 bilhão no período.

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Aéreas: O que dizem os analistas sobre a Azul (AZUL4)?

O valor registrado no período é 55,7% subalterno ao reportado no mesmo trimestre do ano, de R$ 610,5 milhões.

No entanto, ele é Itaú BBA ainda vê a anounção uma vez que positiva, visto que a receita liquida da Azul fica ligeiramente supra do consenso.

Por outro lado, o crescendo supra do esperado em algumas linhas de despesas resultou em uma pequena perda de Ebitda”, ponderam os analistas Gabriel Rezende, Daniel Gasparete e Luiz Capistrano.

Os analistas fazem BTG Pactual Espero que os resultados continuem a melhorar, beneficiando da desenlace do projecto de gestão de liquidez e passivos, menores pressões de dispêndio de combustível e contínua recuperação de volume.

Outro tema ponderado é o cenário competitivo mais favorável no mercado interno, visto que a Gol entrou voluntariamente com pedido de proteção pelo Capítulo 11, o que “deve ajudar a Azul a lucrar participação de mercado e manter rendimentos santos”, afirma Marcelo Arazi, Marcel Zambello, Fernanda Recchia e Lucas Marquiori, do BTG.

“Olhando Aadene, esperamos que o mercado açuile os volumes e o desempenho dos rendimentos, preços de combustíveis, volatilidade cambial e atualizações da frota. Permanecemos compradores da Azul, que combinam um momento positivo de pequeno prazo com um avaliação atrativo”, finaliza.

Os analistas Pedro Bruno, Bruno Vidal e Matheus Sant’anna, da XP Investimentos Destaquei que houve uma combinação dos resultados trimestrais de 2023 da Azul, que foram:

  • a recuperação na demanda da RPKs (Receita em Kilômetros por Passageiro), em +9% ano ano;
  • uma melhoria no envolvente de rentabilidade ano ano (+4%); sim
  • um aumento do fator de reutilização ano ano (+1,9 por cento por cento).

Por outro lado, foi notada uma pressão maior vinda do CASK (Dispêndio do Assento-Quilômetro disponível), o qual apresenta subida de 9% trimestre a trimestre, decorrente principal do aumento nos preços dos combustíveis. “Reiteramos nossa classificação Neutra”, afirma.

E sobre o Gol (GOLL4)?

No período, a companhia aérea reverteu o lucro de R$ 230,9 milhões registrado no mesmo trimestre de 2022.

Dupla Marcelo Arazi, Marcel Zambello, Fernanda Recchia e Lucas Marquiori do BTG Pactual, a Gol apresentou resultados mais fortes trimestre a trimestre, com um desenvolvimento melhor de receita e margens — ajudados por uma sazonalidade mais favorável. Em contrapartida, semest de uma melhoria trimestre a trimestre, a alavancagem permanente subida.

“Espera-se que o mercado atualize as atualizações sobre essa dinâmica, além de monitorar também a recuperação de volumes e tarifas, preços de combustíveis, volatilidade cambial e atualizações da frota. Mantemos nossa recomendação de Venda devido à baixa visibilidade sobre o processo do Capítulo 11”, afirmam os analistas.



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