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Elon Musk defende uso da IA ​​e publicidade sem repreensão no X

por João P. Silva
Elon Musk defende uso da IA ​​e publicidade sem censura no X

O uso da lucidez sintético (IA) na geração artística de publicidade relevante, mas não da “repreensão”, na rede social X foram pontos defendidos pelo bilionário Elon Musk, proprietário da X, Tesla e SpaceX, e do festival de originalidade Cannes Lions , em Cannes, na França, nesta quarta-feira (19).

Mais de 2.300 pessoas reuniram-se no salão principal do evento, entre profissionais de publicidade, marketing e notícia, para seguir a conversa de Musk com o CEO do grupo publicitário britânico WPP, Mark Read.

A presença de Musk no evento ocorreu num cenário de perda de anunciantes no X, vetusto Twitter. Desde que viveu na rede social, no término de 2022, o bilionário viu muitas marcas abandonarem a plataforma.

Em 2023, o X alcançará US$ 2,5 bilhões em receita publicitária, uma receita anual de 47,1%, segundo relatório da Bloomberg publicado em dezembro. Desde que adquiriu o enorme Twitter, Musk fechou o capital da empresa.

Ao fazer enigmas para Musk, Read foi aprazível, irônico e também provocativo.

“O que você diria aos anunciantes cá que estão na plataforma ou pensando em voltar para ela?”, questionou o CEO da WPP. “A coisa mais importante na plataforma X é que você (anunciante) está lachando tomadores de decisão experientes. São as pessoas mais influentes do mundo, que vivem no mundo e não são influentes nas redes sociais, mas lideram ativamente campanhas, gerem países e públicos”, respondeu Musk.

O empresário tem sido criticado por dar espaço a discursos de ódio, extremistas, em sua plataforma. Disse hoje que “é imperativo que as pessoas tenham o recta de falar. Mas, da mesma forma, os anunciados têm o recta de brotar ao lado do teor que acharem conciliável com sua marca. Isso é uma questão de segurança da marca”.

A posição de Musk de que a “liberdade de frase é o que está na lei” é tão permissiva para autoridades e órgãos reguladores, que se preocupam com a disseminação de discursos de ódio, violência e notícias falsas nas redes sociais.

Logo que assumiu a empresa, Musk reativou o perfil do ex-presidente americano Donald Trump, candidato à eleição presidencial deste ano, na plataforma. Trump foi repudiado da rede social no mesmo ano, posteriormente ter usado seu perfil para instigar uma invasão ao Capitólio dos Estados Unidos em janeiro de 2022.

Musk também defendeu o uso da lucidez sintético generativa (IA) porquê forma de geração de “teor original” criativo e artístico com ótimos modelos de linguagem (LLMsa, em inglês). Posteriormente uma pausa para pensar, o executivo citou a plataforma de vídeos TikTok e o software gerador de imagens por IA Midjourney porquê bons exemplos de aplicativos de IA. “A IA está mudando as coisas para melhor”, completou.

Musk foi um dos fundadores da OpenAI, empresa que ajudou a popularizar a IA generativa, por meio do ChatGPT, desde novembro de 2022. Hoje, o executivo diz não concordar com o boato de que a OpenAI, que tem recebido volutosos recursos da Microsoft, tomou .

“Inicialmente era uma empresa ocasião para oferecer código destapado, e agora é uma empresa de código destapado com lucro supremo, dissemelhante do que se pretendia”, comentou Musk.

A presença de Musk estava marcada para ontem (18), mas a organização adiou o pintura por conta da passagem da tocha olímpica pela cidade, em virtude dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Ao longo da conversa com Read, Musk parecia ter certa dibujo para se expressar e algumas respostas soavam confusas: “Sou realmente fã da propaganda artisticamente interessante.” Mas quando você vê uma notícia, você percebe que foi visto ou acha que isso foi realmente interessante?”.

A conversa com Read durou 30 minutos.

Informações com fazer Valor Econômico



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