Início » Entre cortes de custos e maior utilização de IA, Amazon e Google realizam demissões em massa. O que é conveniente com as empresas de tecnologia?

Entre cortes de custos e maior utilização de IA, Amazon e Google realizam demissões em massa. O que é conveniente com as empresas de tecnologia?

por João P. Silva
empresas de tecnologia demitem funcionários

Entre as causas para as demissões em massa nas empresas de tecnologia estão de custos e o aumento no uso da inteligência artificial (Imagem: Pexels/Canva Pro)

Na semana passada ocorreram demissões em massa em empresas de tecnologia, como Amazon e Google. Entre as razões, estão os cortes de custos em diversos setores das empresas e o uso crescente de inteligência artificial (IA), que dispensa funcionários.

A layoffs.fyi realiza o rastreamento de missões no setor de tecnologia desde a pandemia de Covid-19. Entre as maiores empresas que realizam missões estão Google, Meta, Microsoft e Amazon, que realizam os maiores cortes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas o que faz com que esses cortes ocorrem?

Na quarta-feira (10), a Alphabet, dona do Google, anunciou a demissão de centenas de funcionários das áreas de assistente de voz, realidade aumentada e hardware. No início de 2023, ela anunciou que tinha planos de cortar 12 milhões de empregos, ou 6% da sua força de trabalho global.

Enquanto isso, a Amazon também anunciou cortes no quarto trimestre, com demissões ocorrendo nos setores Prime Video e Twitch. Os cortes foram feitos com o objetivo de reduzir gastos em determinadas áreas, que não estão gerando bom retorno para a empresa.

No caso da Twitch, as demissões ocorreram para “garantir que a Twitch continue operando os streamers de maneira sustentável”, de acordo com um comunicado divulgado.

Entre o final de 2022 e o início de 2023, a Amazon demitiu 27 mil funcionários.

No caso da Microsoft, a empresa vem realizando cortes com impacto em áreas como atendimento ao cliente e suporte e vendas, ao mesmo tempo que aumenta o uso de inteligência artificial em seus produtos e sistemas.

O Duolingo, site e aplicativo que permite aprender idiomas, mostra a influência da IA ​​na missão de funcionários. Na terça-feira (09), cerca de 10% de seus trabalhadores foram demitidos, pois uma empresa adotou inteligência artificial nas principais funções de aprendizagem.

A empresa afirmou que nenhum funcionário que trabalhava em tempo integral foi demitido e que tentou encontrar funções alternativas para quem saísse do trabalho. Além disso, ela afirma que os humanos continuam revisando o conteúdo do produto pela IA.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies