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Febraban dá dicas de porquê proteger 6 deles; confira

por João P. Silva
 Febraban dá dicas de como proteger 6 deles;  confira

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que tem “investido rotineiramente campanha de conscientização e justificação à população por meio de ações de marketing em TVs, rádios e redes sociais”.

A entita orienta as vítimas do golpe a “avisar imediatamente o seu banco para que sejam adotadas medidas adicionais de segurança, porquê o bloqueio do aplicativo e da senha de entrada”. Também deve ser feito um boletim de ocorrência.”

Segundo a Febraban, “ao receber uma relação suspeita, o cliente deve desligar, pegar o número de telefone que está no cartão bancário e vincular de outro telefone para tirar a limpeza da história.”

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Outra recomendação da entidade “é responsabilizar em promessas de vantagens exageradas. E não depositar quantia na conta de quem quer que seja com o finito de ‘prometer o negócio’. Caso receba uma proposta aparentemente vantajosa e atrativa, o consudorum não deverá confirmar a operação na hora.”

O cliente deve sempre pedir que lhe envie uma proposta por escrito. “Verifique se ela confere com as promessas verbais. Em qualquer caso, se você vacilar da oferta, deve procurar os canais da instituição financeira que realizam a oferta a termo de confirmar se ela presta serviço ao banco.”

Conforme a Febraban, atualmente estão em evidência seis tipos de golpes. Leia inferior porquê são aplicados e porquê os correntistas de banco podem evitar que sejam enganados conforme orientação da entidade:

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Golpe do falso funcionário

O fraudador entra em contato com a vítima se passando por um falso funcionário do banco ou empresa com a qual ela tem um ativo relacionado. Informa que sua conta foi invadida, clonada ou outro problema e, a partir daí, solicita os dados pessoais e financeiros da vicutaia. E até mesmo pede para que ela gue na meão do banco, nenhum número que aparece detrás do seu cardão, mas o fraudador continua na traço para simular o atendimento da meão e pedir os dados da sua conta, dos seus cartões e, principalmente, um sua senha quando você digitar.

Uma vez que evitar

Se receber esse tipo de contato, desconfie na hora. Desligue e entre em contato com uma instituição através dos canais oficiais, de preferência usando o celular ou aplicativos móveis, para saber se alguma coisa é acessado mesmo com sua conta. O banco nunca liga para o cliente solicitando senha nem o número do cardão e também nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento.

Golpe do 0800

Os golpistas estão enviando mensagens SMS para clientes ou em aplicativos de mensagem informando sobre uma transação sobização de valor cocuruto em uma compra no varejo, solicitando que ele entre em contato com uma meão de atendimento para esclarecer a incerteza. No texto da mensagem aparece um número 0800, que realizou seria uma meão telefônica de um banco ou de uma espaço de cartão de crédito. Eles utilizam essa técnica para trazer maiores atualizações para uma mensagem. Uma vez que a compra é falsa, ao vincular para a meão de atendimento falsa, o golpista diz que a transação está em estudo e que por isso ainda não aparece na fatura do cliente. E que para resolver o problema, o consudorum deve fazer uma transação para regularizar o problema, ou ainda pede dados pessoais, porquê número de conta e senha, para cancelar uma operação. Outro artifício que também é usado pelos golpistas nas mensagens é declarar que as milhas ou pontos do cardão do cliente estão avançando.

Uma vez que evitar

O cliente nunca deverá fazer ligações para números de telefone (0800) recebidos por SMS ou por outras mensagens. Em caso de dúvidas, entre em contato com o gerente do seu banco. Os bancos ligam-se aos clientes para confirmar transações sosísas, mas nunca pedem dados porquê senhas, token e outros dados pessoais nestas ligações. Tábém nunca liga e pede para que clientes façam transferências ou PIX ou qualquer tipo de pagamento para regularizar problemas na conta.

Golpe do entrada remoto

Neste golpe, também divulgado porquê Golpe da Mão Fantasma, o fraudador pode entrar em contato com a vítima se passar por um falso funcionário do banco. Usamos diversas abordagens para enganar o cliente e diz que vai enviar um link para a instalação de um aplicativo que irá solucionar um suposto problema. Ou ainda manda SMS, e-mails falsos ou links em aplicativos de mensagens, que induzem o usuário a clicar em links suspeitos, que instalam um malware (um software maligno).

Uma vez que evitar

O banco nunca liga para o cliente nem manda ou e-mails solicitando que ele instale nenhum tipo de aplicativo em seu celular para realizar regularizar um problema na conta.

Golpe do Falso Brinde ou Falso Presente de Natalício

Em datas comemorativas, o cliente deve tomar zelo com o golpe do falso brinde ou falso presente de natalício. Em seguida descobrirem os dados pessoais, as quadrilhas entram em contato com a vítima e dizem que têm um brinde ou presente para entregar e insistem para que uma pessoa receba o presente pessoalmente. Os crimes chegam a dar alguma coisa para a vitosa, geralmente flores, bolos ou cosméticos. Alegam que são sobre serviços e que não sabem informações de quem o realente pediu para fazer a entrega e pedem um pagamento de uma taxa. O entregador pode entregar uma maquininha com a viseira danificada ou de uma forma que impossibilite a visualização do preço cobrado na tela e utilizar o golpe da maquininha e ainda o da troca de cardão.

Uma vez que evitar

Não forneça dados pessoais em links enviados na internet de supostas promoções e tenha muito zelo ao preencher cadastros na internet. Nunca aceito presentes e brindes inesperados, sem saber quem realmente enviou. Passe você mesmo o cartão na maquininha ao entregá-lo para outra pessoa, sempre verifique o valor da compra na maquininha antes de digitar sua senha. Proteja seu código de segurança.

O criminoso escolhe uma vítima, pega sua foto nas redes sociais, e, de alguma forma, consegue deslindar números de celulares de contatos da pessoa. Com um novo número de celular, envie uma mensagem para amigos e familiares da vítima, alegando que eles mudaram de número devido a um problema. A partir daí, pede uma transferência via Pix, diento estar em alguma situação de emergência.

Uma vez que evitar

A Febraban alerta que é preciso ter muito zelo com a exposição de dados em redes sociais. Ao receber uma mensagem de qualquer contato com um novo número, é preciso certificar-se de que uma pessoa real mudou seu número de telefone. Não faça Pix ou qualquer tipo de transferência até falar com uma pessoa que está solicitando quantia.

Golpe de falso leilão/falsas vendas

Golpistas criam sites de leilões falsos, anunciando todo tipo de resultado por preços muito inferior do mercado. Depois pedem transferências, depósitos e até quantia via Pix para prometer a compra. Geralmente apelam para a urgência em fechar o negócio, pois você pode perder os descontos, mas nunca entregam as mercadorias. Da maneira gerar sites de falsas empresas e falsas lojas de negócio para utilizar golpes.

Uma vez que evitar

Sempre pesquise sobre a empresa de leilões em sites de recuperação e confira o CNPJ do leiloeiro. Ao fazer uma transação mercantil com qualquer empresa, sempre pesquise sobre ela em sites de recuperação e confira seu CNPJ. Nunca faça transações em sites que não tenham o cadeado de segurança no navegador nem transferências para contas de pessoas físicas. Fique atilado com lojas de varejo em redes sociais. Sempre desconfie quando o vendedor pedir urgência em fechar o negócio, pois você pode perder descontos. Tábém desconfie se pedirem quantia antecipado para fechar qualquer negócio.



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