Início » Fed volta a resolver juros nos EUA

Fed volta a resolver juros nos EUA

por Abel Ferreira
Fed volta a decidir juros nos EUA

Mais uma vez, chegou a hora de a onça ingerir chuva no mercado financeiro. A estrela do calendário econômico de 29 de abril a 3 de maio é a novidade decisão de juros nos Estados Unidos.

Pelo consenso dos agentes, Jerome Powell e seus colegas do Fed (Federalista Reserve, o Banco Mediano americano) vão manter as taxas no pausa de 5,25% a 5,50% pela sexta reunião seguida.

Portanto, todas as atenções estarão no tom do transmitido do encontro e dos recados de Powell.

Em suma, nas sinalizações de quando o Fed estará finalmente positivo para iniciar a flexibilizar a política monetária.

Mas por que não teremos Super Quarta agora? Em razão do feriado de 1 de maio, a definição da taxa Selic pelo Copom vai permanecer para a semana seguinte.

Fed dependente de dados

Portanto, reiterando a projeção da buraco do calendário econômico, é completamente improvável que o Fed anuncie a queda dos juros na quarta (1). A posição majoritária para o início do ciclo de cortes atualmente está em setembro.

Nesse sentido, diante dos dados da semana passada da economia americana, houve uma adaptação do pessimismo. Pelo menos por enquanto.

E quais foram os indicadores? O propagação do PIB no 1º trimestre foi de 1,6% contra expectativas de 2,5%.

Enquanto o índice de preços de despesas com consumo (PCE), a inflação preferida pelo BC estadunidense, avançou 0,32% em março, em traço com as estimativas.

Para o Bradesco, mesmo com um visível refrigério, a lance econômica dos Estados Unidos sugere uma postergação dos cortes de juros pelo Fed.

“Na nossa avaliação, essa combinação de resultados traz dois sinais importantes: o primeiro é o de que a política monetária está surtindo efeito, já que tem induzido alguma desaceleração no ritmo de propagação.”

“O segundo é que esse processo ainda é bastante gradual, o que retira urgência para que o Fed inicie o processo de flexibilização monetária.”

Tarefa no Brasil

Na sequência do calendário econômico, o fechamento de mês tradicionalmente é marcado pela divulgação de dados do mercado de trabalho cá no país.

Portanto, teremos na terça (30) a PNAD Contínua, com a taxa solene de desemprego em março, e o Caged, com o número de vagas abertas com carteira assinada no mesmo mês.

Ou por outra, já na passagem para maio, a produção industrial de março será informada na sexta (3).

“Esse conjunto de dados trará mais transparência sobre a evolução da atividade econômica doméstica no 1º trimestre de 2024”, aponta o Bradesco.

Ainda falando em ocupação, também será divulgado na sexta o payroll de abril, o relatório que é fundamental para calcular a lance do mercado de trabalho americano.

Por último, na temporada de balanços, dois dos maiores bancos brasileiros serão os destaques. O Santander (SANB11) reporta os números na terça. Já o Bradesco (BBDC4) revela o desempenho na quinta (2).

Entre as companhias estrangeiras, a agenda ainda tem Amazon (AMZO34), Apple (AAPL34), Novo Nordisk (N1VO34), trabalhador do medicamento Ozempic, e Berkshire Hathaway (BERK34), de Warren Buffett.

Calendário econômico – 29 de abril a 3 de maio

Segunda (29)

08h00: IGP-M/Inflação do aluguel de abril (Ibre-FGV)
Balanços: Transmissão Paulista (TRPL4)

Terça (30)

08h25: Boletim Focus (Banco Mediano)
09h00: PNAD Contínua/Taxa de desemprego de março (IBGE)
Sem horário: Caged/Empregos com carteira assinada de março (Ministério do Trabalho)
Balanços: Santander Brasil (SANB11) e Amazon (AMZO34)

Quarta (1)

Feriado no Brasil: Dia do Trabalhador
15h00: Decisão de política monetária do Fed (Federalista Reserve, o Banco Mediano dos Estados Unidos)
15h30: Coletiva de Jerome Powell, presidente do Fed

Quinta (2)

10h00: Índice PMI da indústria de transformação de abril (S&P Global)
Balanços: Bradesco (BBDC4), WEG (WEG3), Iguatemi (IGTI11), Gerdau (GGBR4), Eztec (EZTC3), Apple (AAPL34) e Novo Nordisk (N1VO34)

Sexta (3)

09h00: Produção industrial de março (IBGE)
09h30: Payroll/Taxa de desemprego de abril nos Estados Unidos
Balanços: Berkshire Hathaway (BERK34)



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies