Início » Flávio Dino, do STF, enviou à PGR o relatório da Polícia Federalista sobre Juscelino Fruto

Flávio Dino, do STF, enviou à PGR o relatório da Polícia Federalista sobre Juscelino Fruto

por João P. Silva
Flávio Dino, do STF, enviou à PGR o relatório da Polícia Federal sobre Juscelino Filho

Ele é um ministro Flávio Dinodo Supremo Tribunal Federalista (STF), enviou, nesta sexta-feira (14), à Procuradoria-Universal da República (PGR), o relatório da Polícia Federalista (PF) que indiciou o ministro das Comunicações, Juscelino Fruto (União Brasil). Porquê há informações disponíveis TV Orbe.

O ministro foi indiciado por organização criminosa, lavagem de moeda, depravação passiva, falsidade ideológica e fraude de licitação. Ele é suspeito de envolvimento em irregularidades e meandro de recursos de projetos de pavimentação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), quando exercia o procuração de deputado federalista, antes de assumir o função.

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião de especialistas, têm potencial de prolongamento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

Agora, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, avaliará se há elementos suficientes, no relatório da PF, para que uma denúncia seja apresentada pelo Ministério Público Federalista (MPF). Gonet pode, também, arquivar o caso, caso conclua que não há acusações de irregularidades.

A denúncia é uma querela formal apresentada pelo MPF à Justiça. A PGR não tem prazo para estudar o caso.

“Ele tem o recta de provar que é singelo”, diz Lula

Ele é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi questionado sobre o matéria em Genebra (Suíça), onde participou de um evento promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Continua depois da publicidade

“Eu acho que o vestuário do rostro estar indicado não significa que ele cometeu um erro.” Significa que alguém está acusando, e a querela foi feita. Agora, é preciso que as pessoas provem que são inocentes, e ele tem o recta de provar que são inocentes”, disse Lula aos jornalistas.

“Ainda vou conversar e vou tomar uma decisão sobre esse matéria”, completou Lula, sem dar maiores detalhes.

União Brasil defende Juscelino

Depois o indiciamento do ministro, o União Brasil divulgou uma nota na qual saiu em resguardo de seu filiado.

Continua depois da publicidade

No transmitido, a legenda afirma que não admite “pré-julgamentos” em relação ao ministro e condena o que classifica porquê “vazamentos seletivos” e “descontextualizados” sobre uma investigação.

“É importante esclarecer que esta investigação não tem relação direta com a atuação de Juscelino Fruto porquê ministro das Comunicações. Curiosamente, ela teve início em seguida sua nomeação para o primeiro escalão do governo federalista, o que levanta sofísicas sobre uma provável atuação direcionada e parcial na apuração”, diz a nota do União Brasil.

“O União Brasil reforça seu totalidade suporte ao ministro das Comunicações, Juscelino Fruto, diante do indiciamento por secção da Polícia Federalista. Suspeitas são unicamente suzpeitas, e o partido não vai permitir pré-julgamentos ou condenações antecipadas sobre o ministro. A indiciação não deve valer culpa, e o princípio da presunção de inocência e o devido processo lícito devem ser rigosamente respeitados”, afirma a legenda.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo o União Brasil, Juscelino Fruto é “um dos grandes políticos do partido e do país”. “O União Brasil reafirma seu suporte ao ministro Juscelino Fruto e seu confidente na Justiça, o único órgão competente para julgar”, diz a {sigla}.

O ministro das Comunicações, por sua vez, classificou o relatório final do questionário porquê uma “ação política e visível” e negou as acusações.

Nas investigações, a PF apura suposta ilegalidades praticadas em obras no município de Vitorino Freire (MA), governado pela mana de Juscelino, Luanna Rezende. O hoje ministro, portanto deputado federalista, teria desviado recursos para emendas parlamentares para pavimentação de ruas da cidade do interno maranhense, segundo a PF.

Continua depois da publicidade

Juscelino Fruto é o primeiro integrante do primeiro escalão do governo Lula a se tornar, já no manobra do função de ministro, formalmente suspeito de ter cometido crimes em seguida a epílogo de uma investigação realizada por um órgão ligando ao próprio governo.

Indicado pela União Brasil para o Ministério das Comunicações de Lula, Juscelino Fruto está no comando da pasta desde o início do governo, em janeiro de 2023. Ele é deputado federalista pelo Maranhão desde 2015.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies