Início » FMI prevê PIB do Brasil supra de 2% em 2024

FMI prevê PIB do Brasil supra de 2% em 2024

por João P. Silva
FMI prevê PIB do Brasil acima de 2% em 2024

O Fundo Monetário Internacional (FMI) continua demonstrando grande otimismo com a economia brasileira no próximo ano. O organização acaba de solevar sua projeção para o Resultado Interno Bruto (PIB) do país para 2,2% levante ano contra a estimativa anterior de 1,7%, segundo o relatório Perspectiva Econômica Mundial (WEO, em inglês), publicado nesta terça-feira (16).

No ano pretérito, a economia brasileira cresceu 2,9%.

“No Brasil, esperamos um prolongamento moderado de 2,2% em 2024, devido à consolidação fiscal, aos efeitos defasados ​​​​da política monetária ainda restritiva e a uma menor tributo da lavoura”, diz o Fundo, no relatório.

Com o ritmo projetado pelo FMI, o Brasil deverá apresentar expansão supra da região da América Latina e Caribe, cuja estimativa aponta para uma expansão de 2% em 2024.

Ficará ainda assim o progressão esperado para as economias emergentes e em desenvolvimento e o prolongamento econômico global neste ano, de 4,2% e 3,2%, respectivamente, conforme as novas projeções do Fundo, divulgadas nesta terça.

Até 2025, o FMI também melhorou sua estimativa de 2,1% do PIB do Brasil contra a previsão anterior de 1,9%.

Ainda assim, o cenário traçado pela organização, com sede em Washington DC, nos Estados Unidos, é de desaceleração da maior economia da América Latina.

Inflação e juros

Quanto à inflação, o FMI prevê melhoria contínua dos preços. A expectativa do Fundo é que o Índice Pátrio de Preços ao Consumidor Vasto (IPCA) suba para 4,1% em 2024 e 3,0% no próximo ano. Em 2023, o indicador será de 4,6%.

A taxa de desemprego no Brasil está inabalável em 8% e será reduzida para 7,9% em 2025.

Sobre a política monetária, o FMI destaca que o Brasil e outros países latinos porquê o Chile se anteciparam à subida de juros e, portanto, estão conseguindo trinchar as taxas mais cedo do que os países devénelos.

“Os bancos centrais que aumentaram as taxas diretoras anteriores, incluindo os do Brasil e do Chile, já foram reduzidos substancialmente desde o segundo semestre de 2023”, valia o Fundo.

Apesar disso, o gráfico publicado pela entidade no WEO mostra que as taxas de juros no Brasil são superiores às do resto do mundo, porquê as praticadas em outras economias emergentes e países em desenvolvimento em países ricos porquê os Estados Unidos e o euro zona.

Informações com fazer Estadão Teor



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies