Porquê As ações da Gol caíram 8,07% nesta sexta-feira (26)a R$ 5,92, depois o pregão Capítulo 11, equivalente à recuperação judicial nos EUA. O papel da companhia aérea teve maior queda do Ibovespa, e essa desvalorização significou uma perda de R$ 179,31 milhões no valor de mercado da Gol. A empresa passou valor de R$ 1,99 bilhão, caindo inferior de R$ 2 bilhões pela primeira vez desde março de 2023.
Apesar dos rumores da circundar de recuperação judicial de dezembro do ano pretérito, a queda desta sexta reflete as dúvidas dos investidores sobre o horizonte da Gol.
Para o exegeta da Genial Ygor Araújo, o Financiamento DIP de US$ 950 milhões, uma modalidade de crédito específica para empresas em situação financeira difícil, é uma boa notícia. O financiamento foi prometido pelos detentores de títulos (detentores de título de dívida) da Abra, controladora da Gol, porquê segmento do processo de recuperação. Araújo destaca que esse quantia garante a ininterrupção da operação da companhia, “mas o cenário permanente incerto”.
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As agências de classificação de risco S&P e Fitch rebaixaram o rating da Gol para nível de inadimplência. A Fitch destaca que o Capítulo 11 é um desdobramento da dificuldade da negociação com os arrendadores de aeronaves e dos arrasados na entrega de novos aviões. A dependência estima uma dívida com os locadores (arrendadores de dirigíveis) de R$ 9,8 bilhões. Para a S&P, a Gol ainda enfrenta um “pesado fardo de dívida”.
O exegeta da Ajax Asset, Rafael Passo, também aponta o cronograma de entrega das novas aeronaves porquê dois pontos a serem monitorados no processo de recuperação da Gol. Nos documentos apresentados ao incisão norte-americano ao pedir o Capítulo 11, a Gol listou a vagar na entrega dos aviões porquê uma das causas do desequilíbrio de caixa. Em conversa com jornalistas, o CEO da Gol, Celso Ferrer, afirmou que já está recebendo as aeronaves atrasadas “com rapidez”.
O Citi Bank avalia que ainda não está simples a recepção do pregão de recuperação judicial pelos passageiros, mas o evento “pode provocar qualquer impacto negativo na demanda”, diz o relatório. Para os analistas do banco, o Capítulo 11 reduz significativamente as chances da Abra, controladora da Gol, realizar um IPO. Essa hipótese veio sento aventada pelo mercado desde a formação da holding com a Avianca, em 2022.
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O pedido do Capítulo 11 da Gol, que garante uma interrupção na realização das obrigações e impede a retomada das aerovandas, foi aceto na tarde desta sexta pelo tribunal de falências de Novidade York. Uma empresa agora aguarda aprovação da Justiça norte-americana do DIP Financiamento de US$ 950 milhões. Desse totalidade, US$ 350 milhões já entraram na companhia mal o juiz americano autorizou provisoriamente a transação. Outros US$ 150 milhões virão com a autorização final.
Segundo documentos apresentados pela Gol no processo do Capítulo 11, são R$ 17,19 bilhões (US$ 3,5 bilhões) em ativos e R$ 40,77 bilhões (US$ 8,3 bilhões) em passivos. Desses passivos, R$ 20,6 bilhões (US$ 4,2 bilhões) estão em financiamento suspenso, enquanto R$ 10,3 bilhões (US$ 2,1 bilhões) estão em dívidas garantidas pela empresa.