Início » Google processa dupla acusada de infligir golpe com aplicativos falsos de criptomoedas

Google processa dupla acusada de infligir golpe com aplicativos falsos de criptomoedas

por João P. Silva
Google processa dupla acusada de aplicar golpe com aplicativos falsos de criptomoedas

O Google processou dois cidadãos chineses em um tribunal federalista em Novidade York nesta quinta-feira (4), acusando-os de usar indevidamente sua loja de aplicativos do Google Play para enganar milhares de usuários por meio de dezenas de aplicações falsas de investimento em criptomoedas.

O processo diz que Yunfeng Sun, de Shenzhen, e Hongnam Cheung, de Hong Kong, estiveram envolvidos num esquema que resultou em perdas de pelo menos dezenas de milhares de dólares por vítima a partir de 2019.

O Google acusa Sun e Cheung de roubo e violação dos termos de serviço da empresa e outras políticas. Sun e Cheung não puderam ser contatados imediatamente para comentar o objecto.

Lição Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai, desvenda os segredos financeiros dos maiores investidos do mundo nesta lição gratuita

“Não toleraremos o uso individual de nossas plataformas para facilitar fraudes com criptomoedas”, disse a conselheira universal do Google, Halimah DeLaine Prado. “Esse litígio é um passo fundamental para responsabilizar esses malfeitores.”

O Google disse que Sun e Cheung se engajaram em um esquema de “engenharia social” para atrair as vítimas para suas aplicações por meio de mensagens de texto “desorientadas”.

“As mensagens de texto justificadas eram de números errados, mas depois os autores das mensagens commèsavam a conversar com as ocidentais, retornando ‘amizades’ e ‘vínculos românticos'”, diz a denúncia.

Continua depois da publicidade

Os supostos fraudadores logo convenciam uma vez que vítimas um “investimento” por meio das aplicações e permitiam que eles retirassem exclusivamente pequenas quantias de seus “retornos”, de entendimento com o Google.

“Quando os usuários tentavam sacar quantias maiores de seus ‘ganhos’, eles eram instruídos a remunerar mais moeda”, disse o Google. “Quando as vítimas reclamaram com o ‘camarada’ ou ‘parceiro romântico’ que conforme havia orientado de forma tão prestativa durante o processo, o ‘camarada’ ou ‘parceiro romântico’ simplesmente desaparecia.”

O processo também diz que Sun e Cheung obtiveram vídeos do YouTube, anúncios em mídias sociais e comunicados de prelo falsos para fazer com que os aplicativos parecessem legítimos.

O Google disse que desativou 87 aplicativos falsos de Sun e Cheung nos últimos quatro anos, que foram baixados por quase 100 milénio usuários em todo o mundo.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies