Início » Governo trabalha em 3 pontos “estratégicos” no projecto para áreas, afirma ministro

Governo trabalha em 3 pontos “estratégicos” no projecto para áreas, afirma ministro

por João P. Silva
Lula vai se reunir com companhias aéreas nos próximos dias para discutir ajuda ao setor

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trabalha em três pontos “estratégicos” para erigir um projecto para as companhias aéreas, segundo o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Rebento (Republicanos).

Durante a apresentação da prorrogação do Relatório (Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária), no auditório do Ministério da Quinta, nesta terça-feira (23), o ministro disse que a percepção do governo é erigir um proposta conjunta.

O político, que é do mesmo partido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pediu para realçar que o governo de Jair Bolsonaro (PL) não tomou nenhuma medida para poupar moeda durante a pandemia. “Primeiro, é importante registrar que nos 4 anos do governo interno não temifes nenhum gesto do próprio governo federalista em relação às companhias aéreas. Enquanto os governos tiverem solidariedade com as companhias aéreas, o Brasil não teve a mesma posição”, disse.

Teor Grupo Primo

As estratégias que Luiz Barsi utiliza para identificar as grandes barganhas da Bolsa

O Método de Barsi de Dividendos

Os 3 pontos citados por Costa Rebento são: querosene de aviação (QAV), que varia de pacto com o petróleo e o dólar e é o maior dispêndio para as companhias no Brasil; a subida judicialização do setor no país; de licença de crédito para as companhias aéreas, com eventuais linhas de crédito do BNDES (Banco Vernáculo de Desenvolvimento Econômico e Social).

Sobre o primeiro ponto, o ministro destacou que o preço do QAV já é de 19% em 2023. Já em relação à judicialização, chamou de “insano” o veste de que mais de 70% de todas as ações judiciais do mundo ocorrem no Brasil. “Estamos falando de quase R$ 1 bilhão que as companhias aéreas pagam por conta da judicialização no país. Isso precisa ser tratado”, disse.

Costa Rebento disse que o programa “é uma prioridade”, mas ponderou que ainda está sendo “organizado internamente”, “de maneira transversal, com todos os ministérios”. Segundo ele, haverá uma novidade reunião, esta semana, conforme o ministro-chefe da Lar Social, Rui Costa (PT), para que seja construída, “de maneira transversal”, uma agenda de fortificação do setor.

Continua depois da publicidade

O ministro, que ontem (23) havia dito que Lula se reuniria com as companhias aéreas “nos próximos dias”, afirmou que é presidente “naturalmente vai receber as companhias aéreas, porquê receberá no final do ano pretérito a Latam”. “A agenda do presidente Lula, ao longo do ano de 2024, é cada vez mais dialógica com o setor produtivo pátrio”, disse.

As três principais companhias que atuam no mercado brasílio sofreram ou sofreram nos últimos anos com problemas oriundos da pandemia. A Latam entrou em recuperação judicial nos Estados Unidos em maio de 2020 e só saiu em novembro de 2022, enquanto a Azul (AZUL4) concluiu uma renegociação de sua dívida unicamente em outubro de 2023. Já a Gol (GOLL4) viu suas ações despencarem na semana passada, com rumores de que estariam a pedir recuperação judicial nos EUA.

Receba no seu e-mail logo pela manhía as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies