A Grendene (GRND3) registrou lucro líquido recorrente de R$ 256,5 milhões no quarto trimestre de 2023 (4T23), um aumento de 22,7% no mesmo período do ano anterior, informou a companhia no balanço divulgado na noite desta quinta – justo (29). O aumento foi aplicado também na margem líquida recorrente, que subiu 33,7% na confrontação com o quarto trimestre de 2022.
O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na {sigla} em inglês) ficou em R$ 168,2 milhões no quarto trimestre, subida de 12,7% na comprasiona com o mesmo período de 2022. O Ebitda do ano de 2023 superou a projeção do consenso LSEG, que estimou em R$ 346 milhões, e ficou em R$ 370,7 milhões. O resultado financeiro líquido da empresa no trimestre foi 62% superior em relação ao quarto trimestre de 2022 e foi de R$ 92,3 milhões. A empresa também teve aumento de 19,2% na confrontação anual do seu lucro operacional líquido recorrente (Ebit, em inglês), que somou R$ 157,5 milhões.
A receita líquida, por sua vez, teve ligeira queda de 0,4%, em R$ 760,8 milhões e a retração de 2,4% nos pares vendidos, em 42,5 milhões. A receita líquida por par subiu 2,1%, para R$ 17,89.
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Uma explicação para a queda no volume de vendas, segundo o CFO da Grendene, Alceu Albuquerque, está ligada a fatores do mercado extrínseco. As quedas das explicações uma vez que principal vilão para a variedade de calçados. Ainda que o negócio interno tenha apresentado superior, o número não foi suficiente para recompensar a queda de 19,7% no volume de calçados exportados. Inúmeros pontos explicam a queda no desempenho, que, de conformidade com executivo, não se limita a Grendene mas sim a todo o setor de calçados.
“A economia global está em uma desaceleração fruto desse cenário inflacionário que as pessoas têm observado principalmente nos países do hemisfério setentrião, taxas de juros elevadas e a população desses países envolvidos principalmente localização no hemisfério setentrião não está acostumada a operar, a viver com inflação e juros altos, mas isso não impacta significativamente os hábitos de consumo”, destaca Albuquerque.
Ou por outra, questões políticas e econômicas em países latino-americanos, uma vez que Argentina, Colômbia e Peru, impactam as vendas na região. O fenômeno climatológico El Niño (que aumentou as chuvas no ano pretérito) causou no Oriente Médio e o aumento da concorrência com produtos chineses foram citados pelos executivos uma vez que razões que impactaram as exportações da Grendene.
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Porquê estratégias da empresa, para o cenário extrínseco, seguem sendo a procura por produtos com design mais arrojado, lançamento de produtos mais acessíveis, maior gerenciamento de distribuidores para investimentos em iniciativas de fortificação de marcas e espeque para manutenção de estoque entre os distribuidores.
A postagem principal é a coleção Primavera-Verão 2023/2024 da Melissa, que cheugo no mercado interno em julho e é uma das responsáveis pelo progressão de vendas da marca. A expectativa da varejista é que a coleção chegue nos próximos meses à Europa e seja capaz de ajudar no impulso das vendas.
No mercado interno, uma dinâmica de sell-in – vendas para lojistas – e sell-out – vendas para o público final- parece caminhar para normalização. Marca que apresentou melhores resultados para Melissa, com aumento de 12,9% e nenhum sell out em relação ao 4T22. Ainda assim, o CFO destaca que a melhora nas vendas para lojistas cassuri em todas as marcas do grupo. Entre os nomes do grupo que apresentaram queda na performance das vendas no quarto trimestre estão Ipanema e Pega Poderoso.
Uma das ferramentas para a procura por resultados e ampliação de vendas tem sido o e-commerce da Grendene. Desde a pandemia, o ducto é dirigido diretamente pela companhia e tem apresentado bom desempenho, dentro das expectativas do grupo. O ducto cresceu 31% em vendas no quarto trimestre e a venda de produtos com preço pleno ou menos descontos aumento, garantindo maior receita.
Depois um quarto trimestre ainda derrotado no cenário macroeconômico, o CFO da Grendene considera que os resultados da empresa foram positivos e destaca aumento no número de lojas (8 novas lojas da marca Melissa). A expectativa do executivo é que mais lojas sejam abertas em 2024. Para o ano, Albuquerque projeta os melhores números, em privativo já considerado o aumento de pedidos recebidos nos primeiros dois meses de 2024.
Proventos
Juntamente com os resultados, o Parecer de Governo aprovou a distribuição do saldo remanescente de dividendos referente ao final de 31 de dezembro de 2023. O valor bruto é de R$ 145,8 milhões em recursos, que serão pagos aos acionistas a partir de 15 de maio.
O valor sob a forma de juros sobre capital próprio (JCP) é de R$ 95 milhões, correspondendo a um valor bruto de R$ 0,105303141. Já em dividendo o valor de R$ 50,8 milhões, correspondendo ao valor de R$ 0,056327054 por ação.
Farão somente ao recebimento dos juros sobre o capital próprio e dividendos complementares com a posição nas ações em 2 de maio de 2024 (data do incisão). Desta forma, as ações GRND3 passarão a ser negociadas ex-dividendo e ex-JCP a partir de 03 de maio de 2024.