Início » Haddad pode ter meta fiscal de 2025 afrouxada; veja o que está em discussão – Investe Alcance

Haddad pode ter meta fiscal de 2025 afrouxada; veja o que está em discussão – Investe Alcance

por João P. Silva
meta fiscal

Meta fiscal de 2025 pode ser revista e reduzida (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O ministro da Herdade Fernando Haddad e equipe vêm perseguindo a meta de zerar o déficit fiscal em 2024 e atingir superávit de 0,5% em 2025. No entanto, isso pode ser revisto.

Segundo informou uma manancial do governo à Reuters, o governo deve reduzir a meta para o próximo ano, mantendo provavelmente o objetivo de superávit. Conforme informações da Folha de S.Paulo, a teoria é fixar uma meta de 0% a 0,25% do Resultado Interno Bruto (PIB).

  • [Macro Summit Brasil 2024] Evento online do Market Makers em parceria com o Investe Alcance traz Luis Stuhlberger, Daniel Goldberg e outros grandes nomes do mercado; retire seu ingresso gratuito

Vale lembrar que, em fevereiro, o Governo Médio registrou déficit de R$ 58,4 bilhões — o pior saldo para o mês da série histórica iniciada em 1997. Os resultados vêm preocupando o mercado, que não confia que a equipe econômica será capaz de ocupar o tão sonhado déficit zero oriente ano.

No término de março, Haddad já havia dito, em entrevista à CNN, que o governo poderia enviar para o Congresso uma proposta de mudança para a meta do acarbouço fiscal de 2025, aquém da meta de superávit de 0,5% do PIB.

A meta fiscal de 2025 precisa estar definida até a próxima segunda-feira (15), quando expira o prazo para o governo encaminhar ao Congresso o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Meta fiscal: O que está sendo discutido?

Está prevista para o término da tarde desta segunda-feira (8) reunião da Junta de Realização Orçamentária para debater o tema. O grupo é formado pelos ministros Fernando Haddad (Herdade), Simone Tebet (Planejamento), Rui Costa (Mansão Social) e Esther Dweck (Gestão).

De entendimento com manancial ouvida pela Reuters, pode ser que a decisão sobre a meta não seja tomada hoje e outros encontros de ministros ocorram durante a semana.

  • [O Brasil está no rumo certo?] É o que alguns dos maiores economistas e investidores do Brasil vão debater em um evento 100% online e gratuito; clique cá para observar

Mais cedo nesta segunda, o secretário-executivo da Herdade, Dario Durigan, participou do evento Rumos 2024, onde afirmou que a LDO de 2025 deve ser enviada “sem novidades na meio da política econômica”.

“A gente vai definir essa semana qual a trajetória da dívida, a meta para os próximos anos… Vai ser discutido pelo ministro Fernando Haddad e com os demais ministros entre amanhã e quarta-feira para que na semana que vem a gente divulgue”, acrescentou.

* Com informações da Reuters 



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies