Início » Haddad recebe alerta de que receita no Orçamento está ‘superestimada’; confira a agenda desta quinta (18) – Money Times

Haddad recebe alerta de que receita no Orçamento está ‘superestimada’; confira a agenda desta quinta (18) – Money Times

por João P. Silva
haddad agenda orçamento

Agenda: TCU aponta que a receita no Orçamento de 2024 está “superestimada” e que o risco de déficit é de até R$ 55,3 bilhões.(Imagem: REUTERS/Agustin Marcarian)

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai alertar a equipe econômica do Ministério da Rancho e a Percentagem Mista de Orçamento (CMO) do Congresso de que a receita no Orçamento de 2024 está “superestimada” e mostrar risco de déficit de até R$ 55,3 bilhões.

O relatório do TCU indica a “pouca transparência” no Orçamento quando o ponto é receita e em um nível supra do que foi observado nos últimos anos.

Se correta, a previsão ainda é mais otimista do que o mercado espera: seria -0,5% do Resultado Interno Bruto (PIB), enquanto o Relatório Focus aponta para -0,80% da atividade econômica.

No entanto, esse alerta de que ressaltado risco de descumprimento da meta do busto fiscal vem em um momento que o ministro Fernando Haddad guerra para não perder segmento da arrecadação. Ele segue tentando contornar a questão da desoneração da folha de pagamento.

Hoje, Haddad deve se encontrar com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Ele já passou por Rodrigo Pachego, do Senado, e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As informações são de que o Congresso vai retirar a reoneração gradual da folha, determinada pela Medida Provisória apresentada no final do ano pretérito, mas pode manter o limite de 30% ao ano de compensações dos créditos tributários obtidos por decisão judicial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda do presidente Lula desta quinta-feira (18)

Horário Programação Lugar
8h Partida para Salvador Base Aérea de Brasília
9h40 Chegada a Salvador Base Aérea de Salvador
10h40 Cerimônia de assinatura do conciliação de parceria para a implantação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia Senai Cimatec Park – Salvador
13h Partida para o Recife Base Aérea de Salvador
14h10 Chegada ao Recife Base Aérea do Recife
14h40 Foto com 250 funcionários da refinaria Refinaria Abreu e Lima
15h15 Cerimônia de Retomada das Obras da Refinaria Abreu e Lima Refinaria Abreu e Lima

Economia

Nesta quinta-feira, a agenda de indicadores está enxurro, mas não para o Brasil. O Índice de Atividade Econômica do Banco Medial – Brasil (IBC-Br), que estava previsto para hoje, ficou para amanhã.

Enquanto isso, os investidores ficam de olho na ata do Banco medial Europeu (BCE), nos dados do setor imobiliário nos Estados Unidos, na balança mercantil da Argentina e dados de inflação no Japão.

Confira a agenda econômica desta quinta-feira (18)

Horário País Indicador
01h30 Japão Produção Industrial (Novembro)
09h30 Zona do Euro Atas da Reunião de Política Monetária do BCE
10h30 EUA Pedidos por Seguro-Desemprego (Semanal)
10h30 EUA Licenças de Construção (Dezembro)
10h30 EUA Construção de Novas Casas (Dezembro)
13h00 EUA Estoques de Petróleo Bruto
16h00 Argentina Balança Mercantil (Dezembro)
20h30 Japão CPI (Novembro)



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies