Início » Haddad vai finalizar com a desoneração, com ou sem Medida Provisória; confira a agenda desta quarta (10)

Haddad vai finalizar com a desoneração, com ou sem Medida Provisória; confira a agenda desta quarta (10)

por João P. Silva
haddad agenda desoneração

Agenda: Haddad tem a meta do archabouço fiscal para compilar e a desoneração para render uma arrecadação extra de R$ 6 bilhões. (Imagem: EDU ANDRADE/Ascom/MF)

Na última semana de 2023, o ministro Fernando Haddad despachou uma Medida Provisória que barrava a deção do Congresso de manter um desoneração na folha de pagamento até 2027 e propunha uma retomada gradual dos tributos.

No entanto, o movimento gerou uma crise em Brasília: irritou o Congresso e os 17 setores da economia beneficiados pela desoneração. Ele é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva até assinou a MP, mas o seu início foi delongado de 1º de janeiro para 1º de abril.

A decisão agora está nas mãos do Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Mas essa guerra não termina logo que ele bate o martelo. Segunda informação da Malu Gasparcolunista d’O Orbeo governo já tem pronto, pelo menos, duas ações que podem ser protocoladas junto ao Supremo Tribunal Federalista (STF).

A primeira pede que o tribunal anule a reembolso do MP, já a segunda pede a derrubada da lei que prorrogou a política de desoneração. Ou por outra, também não está descartada a possibilidade de o governo apresentar um projeto de lei para finalizar com a desoneração.

Vale remarbar que Haddad tem a meta do tórax fiscal para compilar, que determinado déficit público zero ainda nascente ano. Para chegar perto desse objetivo, ele e a equipe econômica estão lançando uma série de medidas para aumentar a arrecadação. Sim, pelos conta do Ministério da Quintao termo da desoneração pode render uma arrecadação extra de R$ 6 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda do presidente Lula desta quarta-feira (10)

Horário Programação Sítio
10 horas da manhã Mensageiro da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben Palácio do Planalto
11h30 Ministro de Controladoria-Universal da União, Vinicius Roble Palácio do Planalto
17:30 Ministro do Trabalho e Ofício, Luiz Oceânico Palácio do Planalto

Economia

A agenda de indicadores segue divulgada nesta quarta-feira (10), com o mercado aguardando os dados que saem amanhã de inflação não Estados Unidos cá não Brasil.

O índice inflacionário americano deve invocar a atenção dos investidores, que esperam mais pistas sobre o porvir da política monetária do Suplente Federalista.

Caso os números do Índice de Preços ao Consumidor (IPCna {sigla} em inglês) mostra que a inflação segue subida nos Estados Unidos, o Fed pode optar por manter os juros aumenta por mais tempo.

Confira a agenda econômica deste trimestre (10)

Horário País Indicador
09h00 EUA Índice do Mercado Hipotecário (Semanal)
10h00 Brasil Barômetros Econômicos Globalis (Janeiro)
12:00 EUA Estoques e Vendas no Atacado (novembro)



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies