Início » Ibovespa fecha em subida de 0,62% com blue chips e tem primeiro progressão semanal do ano; dólar cai

Ibovespa fecha em subida de 0,62% com blue chips e tem primeiro progressão semanal do ano; dólar cai

por João P. Silva
 Ibovespa fecha em alta de 0,62% com blue chips e tem primeiro avanço semanal do ano;  dólar cai

O Ibovespa fechou em subida de 0,62% nesta sexta-feira (26), indo aos 128.967 pontos, e tendo ganhos de 1,04% na semana, a primeira de subida para o Ibovespa em 2024. Hoje, o índice perímetro com a ajuda, principalmente , das ações da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR3;PETR4).

As ações ON da Petrobras subiram 2,19% e as PN tudem ghanhos de 1,73%, na esteira do novo progressão do petróleo, que registrou supremo em oito semanas com sinais de economia resilientes nos EUA de estímulos na China.

Já os papéis da mineradora, que têm o maior peso do Ibovespa, subiram 1,67%. Aconteceu posteriormente o jornal Folha de S. Paulo noticiar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desistiu de emplacar o ex-ministro da Herdade, Guido Mantega, no função de diretor executivo (CEO) da empresa.

Download gratuito

Guia Onde Investir 2024

Descubra as melhores oportunidades para lucrar e se proteger em 2024

Analistas, apesar de termos visto um pequeno vestígio, estamos alertando riscos para a empresa. “Rumores da indicação de Guido Mantega pressionaram as ações da companhia nos últimos dias, e sua aparente desistência de assumura de CEO da mineradora animou investidores – impulsionando o preço do papel no dia de hoje”, disse Rachel de Sá, superintendente de economia da Rico .

Um economista rico, além da questão da Vale, também cita que o Ibovespa foi auxiliado pela publicação do IPCA-15. A previsão da inflação de janeiro – que foi publicada antes da hora – trei uma leitura de 0,30% de subida dos preços, contra 0,40% em dezembro.

“Apesar da surpresa baixista, o resultado do mês veio em risco com preocupações sobre o comportamento de preços no setor de serviços, mormente os intensivos em mão obra”, pondera de Sá. “A inflação de serviços ainda exige cautela, mormente diante de um mercado de trabalho resiliente”.

Apesar da certa cautela com o número, ele ajudou a retirar uma curva de juros brasileira para grave. Os DIs para 2025 perderam oito pontos-base, a 9,95%, e os para 2027, 4,5 pontos, a 9,79%. As taxas dos contratos para 2029 recuaram 3,5 pontos, a 10,23%, e as taxas dos contratos para 2031, quatro pontos, a 10,48%.

A curva brasileira foi na contramão dos Estados Unidos, onde os rendimentos dos títulos do tesouro para dez anos ganharam 1,1 libra, a 4,143%, e os para dois anos, 4,5 pontos, a 4,359%.

“No cenário extrínseco, a inflação medida pelo deflator do consumo americano veio dentro do esperado, mas motro que o consumo segue bastente potente na maior economia do mundo”, diz um economista, em menção ao núcleo do PCE. O índice subiu 0,2% em dezembro, dentro do consenso.

Apesar disso, a visão de que a maior economia do mundo está aquecida, aumentou o gosto por risco e haudato a derubar o dólar. O DXY, que mede a força da moeda americana frente a outros países de devolovenos, caiu 0,11%, para 103,46 pontos. A frente real caiu 0,24% na sexta semana, a R$ 4,910 com compra de R$ 4,911 em vendas, e 0,3% na semana.

Os benchmarks dos Estados Unidos estiveram sem muita amplitude, com Dow Jones subindo 0,16% e S&P 500 e Nasdaq caindo 0,07% e 0,36%.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies