Início » Ibovespa sobe 0,26% nesta sexta, mas fecha semana no vermelho; dólar cai

Ibovespa sobe 0,26% nesta sexta, mas fecha semana no vermelho; dólar cai

por João P. Silva
 Ibovespa sobe 0,26% nesta sexta, mas fecha semana no vermelho;  dólar cai

O Ibovespa subiu 0,26% na sexta-feira (12), aos 130.987 pontos, mas acumulou 0,78% na semana passada. Na semana passada, a primeira de 2024, o benchmark da Bolsa já registrou desvalorização de 1,61%.

A bolsa fechou em subida na sexta-feira, encontrando suporte nesta valorização das ações da Petrobras e em uma inflação ao resultado dos EUA mais baixa do que o esperado, o que reforçou apostas de um início em breve do ciclo de redução de juros pelo Federalista Reserve.

Os ganhos poderiam ser maiores hoje, caso a Vale (VALE3) não tenha perda de 1,27%, com poderoso queda do minério de ferro na China, e segurado o índice.

Masterclass gratuito

O Ano da Viradela

Descubra onde você encontrará as melhores oportunidades para multiplicar seu patrimônio e lucrar uma renda extra em 2024

A culpa, simples, não foi só da mineradora. A MRV (MRVE3) soltou ontem sua operação prévia, com números que seriam vistos uma vez que positivos, a princípio, com geração de caixa, mas o mercado não reagiu muito. A visão é que a poderoso queda das ações em 2024 reflete preocupações sobre o cumprimento do guidance do para o ano e as ações caíram hoje pelo quarto dia seguido, com 6,79%.

Os bancos também contribuíram para que o avanço fosse mais tímido. Bradesco (BBDC4) caiu 0,82% e mendou uma quinta derota seguida. Santander (SANB11) perdeu 0,59%. Ao menos o Banco do Brasil (BBAS3) subiu 0,58%, enquanto o Itaú Unibanco (ITUB4) apresentou mais firmeza, com subida de 0,12%.

GPA (PCAR3) diferentes e variáveis ​​sobem

Por outro lado, houve pontos positivos. Com exceção do Grupo Soma (SOMA3), que caiu 1,88%, os principais nomes do varejo ajudaram o Ibov a apresentar ganhos nesta sexta. Há várias razões para isso.

Destaque disparado está com GPA (PCAR3), que acelerou 11,17%, com acionistas e credores do controlador na França aprovando projecto de proteção depressa. e perspectiva de aumento de capital. O Carrefour (CRFB3) também sobe, com amplas 4,97%, com elevação de recomendação pelo Itaú BBA.

O Magazine Luiza (MGLU3) também seguiu subida ampla, de 3,67%, enquanto a Lojas Renner (LREN3) valorizou 3,10%. C&A (CEAB3), com analistas ainda neutros, perdeu 0,54%.

O dólar caiu 0,37% hoje, a R$ 4,856 na compra e a R$ 4,857 na venda, e fechou a semana com baixa de 0,31%.

Petrobras (PETR4) em subida, com petróleo

As posições no Oriente Médio avantaram, mormente no mar Vermelho, com os EUA e o Reino Uno atacando os rebeldes do Iêmen. O petróleo acabou fechando em disparada, o que ajudou a Petrobras (PETR3;PETR4) a subir 0,53% e 0,26% (mínimo do dia), respectivamente. As petro juniores também se beneficiaram e PRIO (PRIO3) ganhou 1,27%.

Olhando para o exterior, em Novidade Iorque, os índices oscilaram muito, em seguida a divulgação da inflação ao resultado (que em dezembro foi deflação) e, mormente, os balanços dos grandes bancos no 4T23, que decepcuraram. O Dow Jones subiu 0,31%, o S&P500 subiu 0,08% e o Nasdaq subiu 0,02%.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies