Início » Inflação ao consumidor (IPC) na zona euro em 2023 em 2,9%, dentro do esperado

Inflação ao consumidor (IPC) na zona euro em 2023 em 2,9%, dentro do esperado

por João P. Silva
o que muda com novo título de aluguel fixo

A taxa de inflação ao consumidor (IPC, na {sigla} em inglês) anual da extensão do euro foi de 2,9% em dezembro de 2023, acelerando perante os 2,4% coletados em novembro. Mas a variação de preços perdeu bastante quando comparada a um imposto de 9,2% em 2022. Em dezembro a novembro, aumentou 0,2%, segundo o Eurostat, o serviço de estatísticas da União Europeia.

Os dados vieram dentro do esperado pelo consenso LSEG de analistas, tanto na leitura mensal porquê na anual.

O núcleo da inflação na zona euro recuperou de 3,6% anualizado em Novembro para 3,4% em Dezembro. A variação mensal dessa medida que exclui os preços de vigor e de provisões, bebidas e tabaco foi de 0,5%.

Oferta exclusiva

CDB 150% do CDI

Invista no CDB 150% do CDI da XP ganhou presente restrito do InfoMoney

A inflação cevar ficou inabalável na confrontação mensal em dezembro e atingiu 6,1% na confrontação anual. Já os preços da vigor caíram 1,6% em termos mensais em dezembro e -6,7% em termos anuais.

A inflação de serviços apresentou taxa de 0,7% entre novembro e dezembro e caiu leste ano para 4,0%.

A inflação anual do conjunto da União Europeia porquê um todo é de 3,4% em dezembro de 2023, também de 3,1% em novembro. Um ano antes, a taxa era de 10,4%.

Continua depois da publicidade

As taxas de inflação anual mais baixas foram registadas na Dinamarca (0,4%), Itália e Bélgica (ambas com 0,5%). Os táxons mais elevados foram registados na República Checa (7,6%), Roménia (7,0%) e Eslováquia (6,6%).



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies