Início » Inmet prevê tempo sequioso para o Rio Grande do Sul em junho

Inmet prevê tempo sequioso para o Rio Grande do Sul em junho

por João P. Silva
Inmet prevê tempo seco para o Rio Grande do Sul em junho

O Instituto Pátrio de Meteorologia (Inmet) publicou o prognóstico climatológico para junho em todo o país. Segundo as previsões, no próximo mês as chuvas deverão permanecer aquém da média no Rio Grande do Sul, estado que – desde o termo de abril – é atingida por fortes precipitações.

O tempo deve ser sequioso em boa secção do país no mês que vem. Uma exceção será considerada na região Setentrião do país, na região Nordeste nas áreas pontuais do Maranhão, Piauí e Ceará, onde estão previsões de chuvas supra da média para junho.

Segundo a meteorologia, as chuvas supra da média no Setentrião devem propiciar a terceira safra de feijoeiro e milho, entetango que as menores precipitações no Sul devem desencharcar o solo.

Continua depois da publicidade

As temperaturas em junho deverão permanecer supra da mídia em todo o território vernáculo. No Rio Grande do Sul, as temperaturas deverão ser baixas, inferiores a 14ºC, mas ainda aquém de 14 graus Celsius.

“Não se descarta a ocorrência de ocorrências em algumas localidades, principalmente aquelas de maior altitude, devido à ingresso de massas de ar insensível que podem provocar queda de celínio de temperatura, o que é muito generalidade nesta estação do ano”, diz o boletim divulgado pelo Inmet.

Próximos dias

Para o próximo termo de semana, não estão previstas chuvas para o Rio Grande do Sul, embora o tempo possa permanecer encoberto. Porém, as temperaturas devem tombar à medida que um “anticiclone migratório” deve percorrer a região sul do estado.

Continua depois da publicidade

No sábado, o tempo fica firme em todo o estado, mas no domingo podem ser registradas precipitações moderações nas regiões da serra, metropolitana e no litoral setentrião gaúcho. Segundo a Meteorologia, o tempo deve permanecer firme no termo de semana em Porto Prazenteiro, com temperaturas variando entre 16ºC e 9ºC.

Para a próxima semana, ainda há previsão de chuva, mas o tempo deve permanecer mais inabalável, segundo informação do governo do estado.

Os dados meteorológicos cá são do Boletim Integrado Agrometeorológico 21/2024, da Secretaria de Cultura, Pecuária, Produção Sustentável e Regadura (Seapi), em parceria com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rústico (Emater/RS-Ascar) Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies