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Investigação sobre carros autônomos da Waymo, da dona do Google, encontra incidentes

por João P. Silva
Investigação sobre carros autônomos da Waymo, da dona do Google, encontra incidentes

No início deste mês, o regulador de segurança viatura da UE abriu uma investigação depois 22 denúncias de violações das leis de trânsito por secção de táxis não motorizados ou envolvendo “comportamento inesperado” em veículos, incluindo 17 colisões.

Por David Shepardson
WASHINGTON (Reuters) – A filial norte-americana de segurança no trânsito NHTS disse nesta sexta-feira que tomou conhecimento de nove incidentes adicionais que levantam preocupações sobre o desempenho de veículos autônomos da Waymo, empresa controladora do Google, e da Alphabet (GOOG34).
No início deste mês, o regulador de segurança viatura da UE abriu uma investigação depois 22 denúncias de violações das leis de trânsito por táxis não motorizados ou envolvendo “comportamento inesperado” em veículos, incluindo 17 colisões.
Em uma missiva para a Waymo divulgada nesta sexta-feira, a NHTSA disse que tomou conhecimento de outros novos incidentes sépardos.
A filial disse que vários incidentes sob investigação “envolveram colisões com objetos claramente visíveis que um motorista competente deveria evitar”.
A NHTSA diz que “os relatórios incluem colisões com objetos fixos e semi-estacionários, uma vez que obstáculos e correntes, colisões com veículos estacionados e casos em que o sistema de transporte automatizada pareceu postergar dispositivos ou regras de trânsito”.
A filial pediu à Waymo que respondesse uma série de perguntas até 11 de junho sobre os incidentes e cobrisse vídeos de todos os incidentes.
A Waymo não comentou o matéria nesta sexta-feira.

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A NHTSA disse estar preocupada com o indumento dos veículos autônomos da Waymo “exibirem comparações de direção inesperadas que podem aumentar o risco de acidentes, danos à propriedade e danos” e aumentando que vários incidentes ocorreram “nas proximidades de outros usuários da estrada, incluindo pedestres”.
A investigação é a primeira lanço antes que uma filial possa exigir um recall para credenciar que os veículos representam um risco não razoável à segurança.
Esta é a mais recente de uma série de investigações abertas pela NHTSA sobre o desempenho de veículos autônomos, depois o início de investigações sobre veículos da Cruise, General Motors, Zoox e Amazon.com.
Em fevereiro, a Waymo fez um recall de 444 veículos autônomos depois duas pequenas colisões em rápida sucessão no Arizona, dizendo que um erro de software poderia fazer com que os veículos automatizados previsem de forma imprecisa o movimento de um veículo rebocado.



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