Início » IPCA dentro da meta em 2023 é alívio, mas piora em dezembro amarga expectativas de cortes na Selic

IPCA dentro da meta em 2023 é alívio, mas piora em dezembro amarga expectativas de cortes na Selic

por João P. Silva
inflação ipca

IPCA, inflação oficial do Brasil, subiu 0,56% em dezembro e 4,62% em 2023 (Imagem: Getty Images)

A inflação fechou 2023 dentro do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) — de 4,75% –, apesar da aceleração acima do projetado em dezembro. Essa é a primeira vez que a meta foi cumprida desde 2020.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,56% no mês e 4,62% no ano.

O que pressionou a alta na última leitura de 2023 foi a inflação de alimentos — a alimentação no domicílio, por exemplo, saltou 1,34%. Segundo Andre Fernandes, chefe de renda variável da A7 Capital, trata-se de um reflexo dos problemas climáticos, que impactaram a produção e encareceram os produtos.

Os alimentos in natura encerraram o ano em 4,72%. Já o grupo alimentação no domicílio apresentou deflação de 0,52%, influenciado pelas carnes bovina que fecharam 2023 com deflação de 9,4%.

Outro destaque altista do mês veio de artigos de residência e aparelhos eletrônicos, que devolveram os descontos da Black Friday mais rápido que o esperado.

A estrategista da Warren Investimentos, Andréa Angelo, afirma que esse grupo é parte importante da inflação de bens, que encerrou o ano em 1,1% — ante 9,5% em 2022. “Neste sentido, preços livres mostraram importante desinflação em relação a 2022, de 9,4% para 3,7%”, diz.

Já do lado positivo em dezembro, ficaram os segmentos de transportes e hospedagem, que viram uma desaceleração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pior no IPCA quebra chances de corte maiores na Selic

A estrategista da Warren afirma que, em dezembro, o número de serviço subjacente ficou acima do teto das estimativas do mercado.

Na mesma direção, a inflação subjacente encerrou o ano em velocidade maior e acelerando na margem. “Olhando a variação mensal, evidenciou uma figura muito diferente do que aconteceu no final de 2022”, ressalta Angelo.

A inflação de serviços encerrou o ano em 6,22% e a subjacente em 4,82%.

“Esta avaliação de um momento pior de inflação subjacente esta em acordo com a expectativa da Warren de que o passo de queda da taxa Selic permaneça em 0,5 ponto percentual e encerre o ciclo de afrouxamento monetário em 9%”, diz.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies