Início » “IPCA+6% torna a vida de outros ativos mais difícil”, diz CIO da XP

“IPCA+6% torna a vida de outros ativos mais difícil”, diz CIO da XP

por João P. Silva
“IPCA+6% torna a vida de outros ativos mais difícil”, diz CIO da XP




Com o Tesouro IPCA+ oferecendo renda real de 6% ao ano, fica difícil olhar para outros ativos fora da renda fixada atrelada à inflação. Artur Wichmann, CIO da XP, no primeiro programa da novidade temporada do Selecionadores de açõesque foi ao ar na noite desta quinta-feira (23) – confira o programa completo no vídeo supra.

Para o técnico, poucos ativos vão escadeirar nos pagamentos que a renda fixa oferece hoje, o que pesa contra a alocação em Bolsa, por exemplo. Ele pondera que não é impossível que uma ação supere essa remuneração, mas, diante do cenário atual, é preciso repercutir os melhores ativos: “não é fácil que o conjunto de ativos em Bolsa roupão IPCA + 6%”.

Aprenda a receber até 200% mais economias tradicionais sem transfixar mão da simplicidade e da segurança

Continua depois da publicidade

O patrão de investimentos da XP diz que o renda real basta “é um revérbero do risco Brasil” e, por isto “todos os ativos brasileiros estão baratos”. São dois os principais fatores para aumentar a percepção de risco no cenário lugar e a notícia “confusa” do Banco Meão na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Além da decisão dividida do grupo, o ata da rivenido não deixa evidente para o mercado qual o boato da política monetária no Brasil, o que aumentou os incertenidos sobre a economia brasileira. Ele enfatizou a diferença entre risco e incertita na economia: “o risco você consegue precificar, a incertita, não; você não sabe o tahão do risco que precisa colocar no prêmio”.

Se entender o Brasil já é uma tarefa complicada para os brasileiros, o investidor estrangeiro, muito importante para o mercado de capitais lugar, tem receitas com a nossa economia: “precisa de um inteiro devotado ao Brasil”, brinca Wichmann.

Continua depois da publicidade

Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos

A diferença entre risco e incerteza é importante para entender, por exemplo, uma decisão de Luis Stuhlberger, CEO e CIO da Verdejante Asset Management, que reconhece a atratividade do IPCA + 6%, mas, mesmo assim, posições zeradas na inflação pública.

Assim porquê Stuhlberger, Wichmann gosta da alocação em prefixados curtos. “Hoje, uma curva de juros precifica chance de novo golpe de 25 pontos-base na Selic, uma paragem e, depois, retomada do ciclo de subida, talvez ainda em 2024, mas não é logo que funciona política política e isso só afecuraria apos um choque muito grande e um grande erro, mas, se choque e seria uma surpresa, entano porquê prever isto”, justificou.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies