Início » Itaú e Bradesco veem PIB 2024 potente posteriormente dados do varejo

Itaú e Bradesco veem PIB 2024 potente posteriormente dados do varejo

por João P. Silva
Itaú e Bradesco veem PIB 2024 forte após dados do varejo

As vendas do varejo brasílio cresceram 1% em fevereiro na presença de janeiro, informou nesta quinta-feira (11) o IBGE.

Dessa forma, o resultado superou a previsão do mercado financeiro, que estimava uma queda de 1,3% no mês, conforme as Projeções Broadcast.

Em relação ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção, de veículos e de alimento atacada, as vendas avondaram 1,2% na passagem de janeiro para fevereiro.

Enquanto isso, a expectativa do mercado era de retração de 0,9% no período.

Otimismo

No relatório, tanto o Itaú Unibanco quanto o Bradesco standaram a “surpresa positiva” dos dados.

Assim, os bancos consideram que a queda do setor no início do ano já deixou uma visão positiva para a subida do PIB em 2024.

“Esse resultado é o segundo prolongamento significativo do varejo neste ano e corresponde a um prolongamento interanual de 9,7%”, observa o Bradesco.

“Com o oferecido de hoje, o carrego estatístico das vendas no varejo para o 1T24 fica em 2,5% (índice restrito) e 3,0% (índice ampliado)”, apontou o Itaú.

Subida do PIB 2024

“O resultado foi uma surpresa altista espadhada entre os segmentos, reficando o caminho de subida para o consumo no primeiro trimestre do ano”, prossegue o Bradesco.

“Para o prolongamento do PIB, esperamos subida de 2,0% neste ano, com tributo importante do negócio e do consumo das famílias”, indica o banco.

“Dados de fevereiro corroboram nossa visão de que o número mais potente de janeiro não era retorno ou qualquer incidente sazonal.” Acreditamos que os precátórios (disponibilizados para os consumidores no início do ano) e o aumento do salário-mínimo estão impactando positivamente as vendas no varejo”, detalha o Itaú.

“Com isso, esperamos que o primeiro semestre de 2024 seja mais potente do que projetamos anteriormente, gerando uma visão positiva para o PIB 2024 (atualmente em +2,0%)”, completa o banco.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies